domingo, 11 de janeiro de 2015

McDonnell F-101 Voodoo


McDonnell F-101 Voodoo

F-101 Voodoo
Foto preto e branco de um jato Aviões Voando Direito Acima das Nuvens.  Do Lado da aeronave e Um Símbolo com uma Estrela, à Direita do Que Diz Força Aérea dos EUA.  SEUs Estabilizadores Horizontais estao localizados no topo de SUA barbatana.
McDonnell F-101A Voodoo
PapelAviões de caça
FabricanteMcDonnell Aircraft
Primeiro voo29 set 1954
IntroduçãoMai 1957
Aposentado1972, a USAF
1982, US ANG
1984, Canadá
Os principais usuáriosForça Aérea dos EUA
Real Força Aérea Canadense
Número construído807
Custo unitárioUS $ 1.276.145 (RF-101C)[1]
US $ 1754066 (F-101B) [2]
Desenvolvido a partir deXF-88 Voodoo
VariantesMcDonnell CF-101 Voodoo
Canadian CF-101 Voodoo em Bagotville, Verão 1962
McDonnell F-101 Voodoo foi um supersônico jet fighter que serviu a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e da Real Força Aérea Canadense (RCAF). Inicialmente projetado por McDonnell Aircraft como um de longo alcance escolta do bombardeiro (conhecido como um lutador de penetração) para o Comando Aéreo Estratégico(SAC), o Voodoo foi desenvolvido como uma vez com armas nucleares caça-bombardeiro para o Comando Aéreo Tático (TAC), e como um reconhecimento da foto aeronave com base na mesma célula. Versões amplamente modificados foram produzidos como um todo-tempo aeronaves interceptor , servindo com o Comando de Defesa Aérea, mais tarde rebatizado de Comando de Defesa Aeroespacial (ADC), a Guarda Aérea Nacional , a Real Força Aérea Canadense e as unificadas forças canadenses depois de 1968.

Fundo [ editar ]

A carreira do Voodoo como um caça-bombardeiro foi relativamente curto, mas as versões de reconhecimento serviu por algum tempo. Junto com a Força Aérea os EUA Lockheed U-2 e US Navy da Vought RF-8 Crusaders , a variante de reconhecimento RF-101 do Voodoo foi fundamental durante a crise dos mísseis cubanos e viu grande serviço durante a Guerra do Vietnã . [3] versões Interceptor servido com a Guarda Aérea Nacional até 1982, e em serviço canadense eles eram uma parte linha de frente da NORAD até à sua substituição com a CF-18 Hornet na década de 1980.
Enquanto o Voodoo foi um sucesso moderado, que pode ter sido mais importante como um passo evolutivo para a sua substituição na maioria dos papéis, o F-4 Phantom II , um dos projetos de combate ocidentais de maior sucesso da década de 1960. The Phantom reteria os dois motores, a tripulação de solteiro para funções de intercepção, e uma cauda bem montada acima e atrás da exaustão do jato, mas foi uma evolução do Demônio F3H enquanto o Voodoo foi desenvolvido a partir do início XF-88 Voodoo .

Concepção e desenvolvimento [ editar ]

Projeto inicial do que viria a ser a Voodoo começou logo após a II Guerra Mundial, em resposta a uma competição lutador USAAF Penetração em 1946. Esta chamada para um de longo alcance, lutador de alto desempenho para escoltar uma nova geração de bombardeiros, tanto quanto o Norte americano P-51 Mustang tinha escoltado os B-17 e B-24 na Segunda Guerra Mundial. Várias empresas responderam com projetos, e da Força Aérea forneceu fundos para vários deles para produzir protótipos.
Depois de ser premiado com um contrato (AC-14582) em 14 de Fevereiro de 1947, McDonnell construiu dois protótipos, designou o XF-88 Voodoo . [4] O primeiro protótipo (número de série 46-6525), alimentado por dois 3.000 lbf (13,3 kN) Westinghouse XJ34-13-WE turbojatos, voou de Muroc em 20 de outubro de 1948. [5] Os testes preliminares revelaram que durante o manuseio e faixa foi adequado, a velocidade máxima foi um decepcionante 641 mph (1,032 kmh) ao nível do mar. [6 ]Após a montagem afterburners McDonnell-concebidos para o segundo protótipo, o impulso foi aumentada para 3.600 lbf (16,1 kN) com os correspondentes aumentos de desempenho em velocidade máxima, velocidade inicial de subida e distância de decolagem reduzida. O consumo de combustível foi grandemente aumentada pela utilização dos pós-combustão, no entanto, reduzir a gama. [5]
Embora o XF-88 venceu o concurso "fly-off" contra o competitivo Lockheed XF-90 e da América do Norte YF-93 , a detonação da primeira arma nuclear pela União Soviética resultou na USAF (criado em 1947) reavaliando seu lutador necessidades, com interceptores sendo mais importante e escolta de bombardeiros sendo de prioridade reduzida, e encerrou o programa de penetração do lutador em 1950. [7] Análise da Guerra da Coreia missões, no entanto, revelou que bombardeiros estratégicos contemporâneos USAF eram vulneráveis ​​ao lutador interceptação. Em 1951, a USAF emitido um novo requisito para uma escolta bombardeiro com todos os principais fabricantes dos EUA de enviar projetos. O projeto McDonnell era uma versão maior e de maior potência do XF-88, e venceu a licitação maio de 1951. OF-88 foi redesignado o F-101 Voodoo em novembro de 1951. [8]

As alterações de projeto para motores novos [ editar ]

O novo design foi consideravelmente maior, levando três vezes a carga inicial de combustível e projetado em torno de maiores e mais poderosos Pratt & Whitney J57turbojatos. [9] Os maiores dimensões dos motores J57 necessárias modificações para as baías de motor, e modificação da ingestão de permitir uma maior quantidade de fluxo de ar para o motor. A nova dose também foi concebido para ser mais eficiente em números de Mach superiores. A fim de aumentar a eficiência aerodinâmica, reduzir o peso estrutural e aliviar -pitch up fenômenos recentemente identificadas em testes de voo do Douglas D-558-2 Skyrocket , uma aeronave com uma configuração de superfície de controle semelhante ao XF-88, a cauda horizontal foi realocada a parte superior do estabilizador vertical, dando o F-101 a sua assinatura "T-cauda". No final de 1952, a missão da F-101 foi alterada de "lutador penetração" para "lutador estratégico", o que implicou igual ênfase tanto a missão de escolta do bombardeiro e na entrega de armas nucleares. O novo Voodoo mock-up com entradas a reconfigurados, superfícies de cauda, ​​trem de pouso, e arma nuclear manequim foi inspecionado por oficiais da Força Aérea março 1953. [10] O projeto foi aprovado, e um pedido inicial de 29 caças F-101As foi colocado em 28 de maio de 1953, não há protótipos sendo exigido como o F-101 foi considerado um simples desenvolvimento do XF-88, [11] com o Cook-Cragie política de produção, em que a produção inicial de taxa baixa seria usado para o teste sem a usar de protótipos separadas, em vez escolhidas. [12] [13]
F-101A, AF Serial No. 53-2418, no Museu Pueblo Weisbrod Aircraft, Pueblo, CO, antes da restauração

Primeira produção [ editar ]

F-101A número de série 53-2418 foi a primeira aeronave de produção; seu vôo inaugural foi em 29 de setembro 1954,Edwards AFB onde atingiu Mach 0.9 a 35.000 pés (10.670 m) [14] Esta aeronave, que é de propriedade privada, foi transferido para o Centro de Manutenção de Evergreen em Marana, Arizona , restaurado, e agora em exposição no Aviation & Space Museum Evergreen em McMinnville, Oregon . [15] Foi anteriormente em exposição no Museu Weisbrod Aircraft Pueblo .
O fim da guerra na Coréia e no desenvolvimento do jato Boeing B-52 Stratofortress negada a necessidade de escolta eStrategic Air Command se retirou do programa.

História operacional [ editar ]

F-101A / RF-101G [ editar ]

Apesar perda de interesse do SAC, a aeronave atraiu a atenção de Tactical Air Command (TAC), e o F-101 foi reconfigurado como um caça-bombardeiro , destinado a transportar uma única arma nuclear para uso contra alvos táticos , como aeroportos. Com o apoio do TAC, o teste foi retomado, com categoria II testes de voocomeçando no início de 1955. Foi identificado um conjunto de problemas durante o desenvolvimento, com muitos desses fixo. A aeronave tinha uma tendência perigosa para grave pitch-se em alto ângulo de ataque que nunca foi totalmente resolvido. [16] Cerca de 2.300 melhorias foram feitas para a aeronave em 1955-56 antes de plena produção foi retomada em novembro 1956.
F-101A Voodoo
O primeiro F-101A foi entregue em 2 de Maio de 1957, da 27 Strategic Fighter Wing , que transferiu a TAC em julho daquele ano, [12] substituindo seu F-84F Thunderstreak . O F-101A foi alimentado por duas Pratt & Whitney J57-P-13 turbojatos , [11]que permita uma boa aceleração, subir-desempenho, facilidade em penetrar a barreira do som em nível de voo, e uma performance máxima de Mach 1,52. Grande capacidade interna de combustível do F-101 permitiu um intervalo de aproximadamente 3.000 km (4,828 km) sem escalas. [17] A aeronave estava equipada com um radar de controle de fogo MA-7 para tanto ar-ar e ar-terra usar, agravado por um Sistema de Baixa Altitude Bombing sistema (LABS) para a entrega de armas nucleares, [11] e foi projetado para transportar um Mk 28 de bomba nuclear . A carga útil pretendido original para o F-101A foi o McDonnell Modelo 96 loja , um grande combustível / pod armas semelhante em conceito ao do Convair B-58 Hustler , mas foi cancelado março 1956 antes da F-101 entrou em serviço. Outras cargas nucleares operacionais incluíram a Mc 7 , Mk 43 e Mk 57 armas. Embora, teoricamente, capaz de transportar bombas convencionais, foguetes, ou Falcon ar-ar mísseis , [18] o Voodoo nunca usou essas armas operacionalmente. [19] Ele foi equipado com quatro 20 milímetros canhão M39 , com um canhão muitas vezes removido em serviço para abrir espaço para um TACANbeacon-receptor.
O F-101 estabeleceu uma série de recordes de velocidade, incluindo: a JF-101A (o nono F-101A modificado como um teste para as mais poderosas J-57-P-53 motores da F-101B) estabelecendo um recorde mundial de velocidade de 1,207.6 mph (1,943.4 km / h) em 12 de dezembro de 1957, durante a "Operação Firewall",[20] batendo o recorde anterior de 1.132 mph (1811 kmh) estabelecidos pela Delta Fairey 2 , em março do ano anterior. O registro foi posteriormente tomada em maio de 1958 por um Lockheed F-104 Starfighter . Em 27 de novembro de 1957, durante a "Operação Sun Run", um RF-101C definir o Los Angeles - New York recorde -Los Angeles em 6 horas 46 minutos, o registro de Nova York para Los Angeles em 3 horas, 36 minutos, eo Los Angeles para Nova York recorde em 3 horas 7 minutos. [21]
Um total de 77 caças F-101As foram construídos. Eles foram gradualmente retirados de serviço, a partir de 1966. [22] Vinte e nove sobreviventes foram convertidos para especificações RF-101G com um nariz modificado, habitação reconhecimento câmeras no lugar dos canhões e radar. Estes serviram com a Guarda Aérea Nacional , através de 1972. [23]

RF-101A [ editar ]

A 33ª Grupo Tático RF-101A (s / n 54-1512), após o desembarque no Udorn, Tailândia (mais tarde transferido para Tan Son Nhut) c1965
Em outubro de 1953, a USAF solicitou que dois F-101As ser construída como protótipo YRF-101A tático reconhecimentoaeronave. Estes foram seguidos por aeronaves de produção de 35 RF-101A. [24] A RF-101A compartilhou a fuselagem do F-101A, incluindo o seu 6,33 g (62 m / s²) limite, mas substituiu o radar e canhões com até seis câmeras no nariz remodelada.[25] Como todos os outros modelos da F-101, que tinha disposição para tanto lança voando e sonda-and-droguereabastecimento em voo capacidade, bem como para um tanque de amigos que lhe permitiu reabastecer outro aeronaves. [18]Ele entrou em serviço em Maio de 1957, [26] a substituição da RB-57 Canberra .
USAF RF-101As do 363d Asa reconhecimento tático em Shaw AFB , SC voou missões de reconhecimento sobre Cubadurante a crise dos mísseis de Cuba em outubro de 1962. [3]
Em outubro de 1959, oito RF-101As foram transferidos para Taiwan , que os usou para sobrevoos do chinês continental. Estes ROCAF RF-101A com C-modelo aletas verticais modificadas com a entrada de ar. O consumo é usado para refrigerar o compartimento calha o arrasto e elimina o limite de 5 minutos sobre o uso de pós-combustão do modelo A. [27] Dois teriam sido derrubado.

F-101C / RF-101H [ editar ]

O F-101A caça-bombardeiro tinha sido aceito no Tactical Air Command serviço (TAC), apesar de uma série de problemas. Entre outros, a sua estrutura tinha provado ser capaz de resistir somente 6,33 g (62 m / s²) manobras, em vez do pretendido 7,33 g (72 m / s²). [28] Um modelo aperfeiçoado, o F-101C, foi introduzido em 1957. Tinha de 500 lb (227 kg) mais pesada estrutura para permitir manobras 7.33- g, bem como um sistema de combustível revisto para aumentar o tempo de voo máximo no pós-combustor . [29] Tal como o F-101A foi também equipado com uma pilão underfuselage para o transporte de armas atômicas , bem como dois hardpoints para 450 litros tanques de queda . [18] Um total de 47 foram produzidos. [29]
F-101C Voodoo de 81 TFW baseado em RAF Bentwaters em 1962
Originalmente, servindo com o 27 Tactical Fighter Wing em Bergstrom AFB , Texas, a aeronave foram transferidos em 1958 a partir de TAC para o 81 Tactical Fighter Wing , parte da Força Aérea dos EUA na Europa (USAFE) que operou três esquadrões das estações RAF gêmeas Bentwaters e Woodbridge . 78 Tactical Fighter Squadron estava estacionado em Woodbridge, enquanto a 91 e 92 foram postados em Bentwaters. A 81 TFW serviu como uma força estratégica de dissuasão nuclear, de longo alcance do Voodoo colocar quase todos os do Pacto de Varsóvia países e metas até 500 quilômetros de profundidade na União Soviética dentro do alcance.
Tanto o A e aeronaves modelo C foram designados para o TFW 81, e foram usados ​​alternadamente dentro dos três esquadrões. Operacional F-101A / C foram atualizados em serviço com baixo ângulo Drogued Entrega (LADD) e Low Sistema Altitude Bombing (LABS) equipamentos para sua missão principal de transportar armas nucleares a baixas altitudes. Os pilotos foram treinados para a alta velocidade, as missões de baixo nível em território soviético ou Bloco de Leste, com alvos primários sendo aeródromos. Estas missões foram deverá ser de sentido único, com os pilotos tendo que ejetar por trás das linhas soviéticas. [29]
O F-101C nunca viu o combate e foi substituído em 1966 com a F-4C Fantasma II . [12] Trinta e duas aeronaves foram posteriormente convertidos para desarmadoreconhecimento uso sob a designação de RF-101H. Eles servido com unidades da Guarda Nacional Aérea até 1972. [12]

RF-101C [ editar ]

Técnicos da Força Aérea dos Estados Unidos preparam um Voodoo McDonnell RF-101 para uma missão de reconhecimento foto
Força Aérea dos EUA McDonnell RF-101C sobre Vietnam , de 1967.
Usando a estrutura reforçada do F-101C, o RF-101C voou pela primeira vez em 12 de julho de 1957, [12] entrando em serviço em 1958. Assim como o RF-101A, o RF-101C tinha até seis câmeras no lugar do radar e canhões no nariz remodelada e mantinham a capacidade de bombardeio das versões de caças-bombardeiros. 166 RF-101Cs foram construídos, incluindo 96 originalmente programado para ser F-101C caças-bombardeiros. [25]
O Projeto 1964 "Tiger Toy" equipado alguns RF-101C com um novo pacote de câmera e um pod de centro para cartuchos de foto flash. Alguns foram melhorado no âmbito do programa Mod 1181 com controle automático para as câmeras.
O RF-101C viu o serviço durante a crise dos mísseis cubanos e logo em seguida os americanos F-100 Super Sabres Norte em outubro de 1961, em combate quando RF-101s da 67ª Asa reconhecimento tático implantado para o Vietnã . O RF-101C foi implantado operacionalmente durante a Guerra do Vietnã , sustentando perdas com o primeiro F-101 que está sendo perdida em novembro de 1964 ao fogo de chão. A partir de 1965 a novembro de 1970, seu papel foi feita gradualmente ao longo pelaRF-4C Fantasma II . Em algumas 35.000 saídas, 39 aeronaves foram perdidas, 33 em combate, [30] [31] , incluindo cinco paraSAMs , um a um ataque aeródromo, e um em combate aéreo a um MiG-21 , em setembro de 1967. A velocidade de A RF-101C feito isso em grande parte imune a MiG interceptação. 27 das perdas em combate ocorreu em missões de reconhecimento sobre o Vietnã do Norte. Em abril de 1967, ALQ-71 ECM pods foram equipados para fornecer alguma proteção contra SAMs. Embora o Voodoo foi novamente capaz de operar em altitudes médias, o arrasto adicionado e diminuição de peso a velocidade suficiente para fazer RF-101 vulneráveis ​​aos MiGs manobráveis ​​(e equipado de canhão) e exigindo, portanto, escolta de caças.
Em 27 de novembro de 1957, durante a Operação Sun Run, um RF-101C pilotado pelo então Capitão Robert Sweet definir oLos Angeles - New York recorde -Los Angeles em 6 horas 46 minutos, eo registro de Nova York para Los Angeles em 3 horas, 36 minutos. Outra RF-101C, pilotado pelo então tenente Gustav Klatt, defina a Los Angeles para gravar New York em 3 horas 7 minutos. [21]
Após a retirada do Vietnã, o RF-101C continuou a servir com unidades da USAF até 1979.
No serviço, o RF-101C foi apelidado de "Long Pássaro"; era a única versão do Voodoo para ver o combate. [32]

F-101B / CF-101B / EF-101B [ editar ]

Um de dois lugares McDonnell F-101B Voodoo da Guarda Aérea Nacional Oregon
CF-101 Voodoo 101.060 de 409 "Nighthawk" Esquadrão , CFB Comoxna rampa no CFB Moose Jaw , na Primavera de 1982.
No final de 1940, a Força Aérea tinha começado um projeto de pesquisa em futuro aeronaves interceptor que acabaram por se instalar em uma especificação avançado conhecido como o interceptor 1954 . Contratos para esta especificação, eventualmente, resultou na seleção da F-102 Delta Dagger , mas em 1952 ele foi se tornando claro que nenhuma das partes da especificação diferente da estrutura estaria pronto em 1954; os motores, armas e sistemas de controle de fogo foram todos que vão demorar muito tempo para entrar em serviço. Um esforço foi, então, começou a produzir rapidamente um projeto supersônico interino para substituir os vários interceptores subsônicas então em serviço, e estrutura do avião F-101 foi selecionado como um ponto de partida. [33]
Embora McDonnell propôs a designação F-109 para a nova aeronave (que era para ser uma partida substancial do Voodoo básico), [34] a USAF atribuída a designação F-101B. Ele foi implantado pela primeira vez em serviço no dia 5 de janeiro de 1959, com o 60 Lutador-Interceptor Squadron . [35] A produção terminou em março de 1961. [2] O Voodoo caracterizou um cockpit modificado para transportar uma tripulação de dois, com uma maior e fuselagem dianteira mais arredondado para segurar a Hughes MG-13 de controle de fogo radar do F-102. Tinha vincular dados para o ambiente semi-automática do-chão (SAGE) do sistema, permitindo que os controladores em terra para orientar a aeronave em direção as suas metas, fazendo ajustes através de piloto automático do avião. O F-101B tinha mais poderosos da Pratt & Whitney J57-P-55 motores, tornando-se a única Voodoo não usando os motores de -13. Os novos motores apresentava um substancialmente maior do que o pós-combustor J57-P-13s. Para evitar uma grande reformulação, as turbinas foram estendidos simplesmente permitiu estender para fora da fuselagem por quase 8 pés (2,4 m). Os motores mais potentes e refinamentos aerodinâmicos permitiu um aumento da velocidade de Mach 1.85. [18]
O F-101B foi despojado dos quatro canhões M39 e levou quatro AIM-4 Falcon mísseis ar-ar em vez disso, dispostos dois cada em um pallet rotativo no compartimento de armas da fuselagem. [18] A carga inicial era de dois GAR-1 (AIM-4A) homing radar semi-ativo e dois GAR-2 (AIM-4B) infravermelhos-guiada armas com um de cada realizada em cada lado do pallet rotativo. [36]Depois dos dois primeiros mísseis foram disparados, a porta virados para expor o segundo par. A prática padrão era para disparar as armas em pares SARH / IR para aumentar a probabilidade de acerto. Modelos Late-produção teve provisão para dois MB-1 1,7 quilotons / Genie 2 AIR- nucleares foguetes de um lado da palete com IR-guiada GAR-2A (AIM-4C), do outro lado. "Projeto Kitty Car" atualizado a maioria dos anteriores F-101Bs para este início padrão em 1961. [19]
O Falcon lado da porta de mísseis F-101B AIM-4
A partir de 1963- 66 , F-101Bs foram atualizados sob o Programa de Melhoramento Interceptor (IIP, também conhecido como "Journey Negrito Project"), com um aprimoramento do sistema de controle de fogo contra hostil ECM e um avistamento de infravermelhos e monitoramento do sistema (IRST) no nariz no lugar do reabastecimento em vôo da sonda. [37]
O F-101B foi feita em maior número do que o F-101A e C, com um total de 479 a ser entregue até o final de produção em 1961. [38] A maioria destes foi entregue ao Comando de Defesa Aérea (ADC), com início em Janeiro de 1959. [35] O único cliente estrangeiro para a F-101B foi o Canadá . [39] Para mais detalhes sobre a história do Voodoo no Canadá, ver McDonnell CF-101 Voodoo .
O F-101B foi retirado de serviço ADC 1969-1972, com muitos aviões da USAF sobreviver transferido para a Guarda Aérea Nacional (substituindo F-102S), servindo até 1982. A última Voodoo em serviço dos EUA (F-101B-105-MC 58-300) foi finalmente se aposentou pela segunda lutador Training Squadron Interceptor em Tyndall AFB na Flórida em 21 de setembro de 1982. [40]

TF-101B / F-101F / CF-101F [ editar ]

Alguns dos F-101Bs foram concluídas como dual-controle operacional trainer aeronaves inicialmente apelidado de TF-101B, mas mais tarde redesignado F-101F.Setenta e nove novas construções F-101Fs foram fabricados, e mais 152 aeronaves existentes foram posteriormente modificada com comandos duplos. Dez delas foram fornecidos para o Canadá sob a designação CF-101F. Estes foram mais tarde substituídos por 10 aeronaves atualizado em 1971.
O protótipo RF-101B (s / n 57-0301).

RF-101B [ editar ]

No início de 1970, um grupo de 22 ex-canadenses reais CF-101Bs foram devolvidos para a Força Aérea dos Estados Unidos e se converteu ao RF-101B reconhecimento aeronave com o seu radar e armas baía substituído por um conjunto de três câmeras KS-87B e dois AXQ- 2 câmeras de TV. Um voo in-reabastecimento lança receptáculo também foi montado. Essas aeronaves servido com o 192d Esquadrão de Reconhecimento Tático da Guarda Aérea Nacional Nevada através de 1975. Eles eram caros para operar e manter e tinha uma vida útil curta.


RF-101C-55-MC (56-0220), atribuído a TRS 18, 460 TRW. Este avião foi derrubado por um SAM no Vietnã do Norte em 7 de março de 1966, matando o piloto.


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