B-52 Stratofortress
B-52 Stratofortress | |
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Decolagem de um B-52H Stratofortress na exposição Royal International Air Tattoo 2006, na Inglaterra. | |
Descrição | |
País de origem | ![]() |
Fabricante | Boeing |
Produção | 1952-1962 |
Quantidade produzida | 744 unidade(s) |
Custo unitário | B-52B: US$ 14.43 milhões B-52H: US$ 9.28 milhões (1962) B-52H: US$ 53.4 milhões (1998) |
Primeiro voo | 15 de abril de 1952 (62 anos) |
Entrada em serviço | fevereiro de 1955 |
Missão | Bombardeiro estratégico |
Tripulação | 6 (B-52H 5) |
Carga | 36 750 kg (81 000 lb) de carga útil |
Dimensões | |
Comprimento | 48 m |
Envergadura | 56,4 m |
Altura | 12,4 m |
Área (asas) | 371,6 m² |
Peso | |
Tara | 83250 kg |
Peso total | 123379 kg |
Peso bruto máximo | 220000 kg |
Propulsão | |
Motores | 8 × Pratt & Whitney TF33-P-3/103turbofans |
Performance | |
Velocidade máxima | 1047 km/h |
Alcance bélico | 7210 km |
Alcance | 16232 km |
Tecto máximo | 15000 m |
Relação de subida | 31,85 m/s |
Notas | |
Consultar a secção Armamento |
B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico sub-sónico de longo raio de ação, propulsionado por oito motores a jato. Originalmente concebido como substituto do Convair B-36 Peacemaker na função de bombardeamento nuclear e convencional de grande altitude, foi no entanto adaptado no início da década de 1960 para a função de penetração a baixa altitude como forma de contornar a cada vez maior, eficaz e sofisticada defesa aérea da ex-União Soviética .
Iniciou a atividade operacional na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), seu único utilizador, em fevereiro de 1955, atuando em todos os conflitos nos quais os EUA se envolveram. Sessenta anos após o seu primeiro voo e fruto de sucessivas modificações e atualizações, é ainda uma versátil plataforma apta a desempenhar uma grande variedade de missões que os engenheiros responsáveis pelo sua criação e desenvolvimento imaginaram que fosse possível nos finais de 1950.
Durante o período da chamada guerra fria, desempenhou um papel de extrema relevância na dissuasão nucleardos Estados Unidos, mantendo um contínuo estado de alerta em voo, armado com armas nucleares, porém as mais de cinco décadas de serviço na linha da frente serão a sua mais extraordinária faceta. Provavelmente, esta extraordinária longevidadenota 1 , e de acordo com os planos da Força Aérea, irá manter-se até 2040, e para que tal aconteça as unidades ainda operacionais começaram a ser submetidas a um programa de reformas e extensão de vida útil.
Entre as atuais tripulações, maioritariamente (ou mesmo na totalidade) mais novas que as aeronaves que tripulam, é usual ouvir dizer-se que ainda não nasceu o último piloto que assumirá os seus comandos.1
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