sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

F18 Hornet


F/A-18 Hornet

 F/A-18 Hornet é um moderno avião de caça dos Estados Unidos. Pode carregar até 8.000 kg de mísseis e pode alcançar uma velocidade de 1.915 Km/h, graças ao seu motor de 97,8 KN de potência.

História[editar | editar código-fonte]


Um F/A-18 Hornet aguarda a próxima missão de combate a bordo do USS John C. Stennis, durante a Operação Enduring Freedom.
Seu desenvolvimento começou em meados dos anos 70, quando a USN solicitou uma aparelho de baixo custo e multifuncional capaz de operar em porta-aviões, substituto do ultrapassado A-4 SkyHawk. O F-18 nasceu a partir do YF-17 que perdeu a concorrência de avião de baixo custo operacional da USAF para o F-16 que saiu vitorioso. No entanto o F-16 não era robusto o suficiente para operar em condições marítimas e também de péssima operação a partir de porta-aviões, então o projeto do YF-17 foi retomado, aprimorado e desenvolvido, dando origem então a um dos melhores jatos navais de todos os tempos, o F/A-18 Hornet.

Características[editar | editar código-fonte]

Podendo levar uma enorme variedades de armas , o F-18 logo se tornou o principal vetor da US Navy enquanto os F-14 garantem a interceptação de longo alcance, o Hornet dispõe da versatilidade de interceptações de curto alcance, defesa, ataque marítimo-terrestre e reconhecimento. Sua excelente manobrabilidade conferiu ao F/A 18 a fama de um dos melhores caças de combates a curta distância (dogfight).
Seus principais armamentos são o míssil de médio alcance ar-ar AIM-120 AMRAAM do tipo lançar e esquecer (fire-forget), o míssil de curto alcance orientado por sensores térmicos AIM-9 Sidewinder, o míssil ar-terra AGM-65 Maverick usado principalmente contra veículos de solo blindados e seu preciso (posicionado logo acima do seu nariz) canhão vulcan de 20 mm.

Funções de um super-caça[editar | editar código-fonte]

Atualmente, para ser eleito um caça de superioridade aérea/tecnológica, não basta apenas ter grande manobrabilidade e outros dotes de combate a curta distância, mas sim ser um caça multi-tarefas, capaz de agir e dar suporte à grande gama de requerimentos que o ambiente imprevisível de um conflito traz.
Entre outras funções do Super-Hornet estão:
  • Ataques diurnos/noturnos com armamentos de alta precisão
  • Sistema de guerra eletrônica
  • Escolta armada
  • Suporte aéreo de curto alcance
  • Opressão à defesa aérea inimiga
  • Ataque Marítimo
  • Reconhecimento
  • Liderança do controle aéreo
  • Avião de reabastecimento
  • Controle aereo

Flexibilidade[editar | editar código-fonte]

A versatilidade do Super-Hornet se aplica também aos seus armamentos e carga útil:
  • 11 cabides (estações de suporte para armamento/equipamento)
  • Suporte para armamento inteligente, incluindo bombas de orientação à laser
  • Pode carregar uma gama de armamentos, tanto ar-ar quanto ar-superfície

Potência e características de voo[editar | editar código-fonte]

O Super Hornet é equipado com dois motores GE F414-GE-400
  • Motores com circunferência variável que diminuem a assinatura no radar e promovem maior controle de ar/pressão na turbina
  • 9.080 kg de empuxo por motor

Equipamentos e tecnologia[editar | editar código-fonte]

O F/A-18 possui variáveis mais atuais com grande acréscimo tanto de performance como máquina quanto como computador, seus sistemas de mira incluem o avançado Joint-helmet mounted cueing system (JHMCS), um sistema de mira a partir do visor do piloto, onde é necessário apenas o posicionamento da cabeça do piloto na direção do alvo, para que as bombas inteligentes detectem e mirem no alvo. Radar com varredura eletrônica ativa, ou Active electronically scanned array (AESA) entre outros grandes, versáteis e compatíveis sistemas de controle e mira.

Especificações (F/A-18C/D)

Dados de: U.S. Navy,nota 1 Frawley Directory,nota 2 Great Book.nota 3
Descrições gerais
Motorização
Performance
Armamentos
Equipamentos de orientação
  1. -6.

Replica Me-262 First Flight 6/02/2011

Flying the Me 262


Messerschmitt Me 262.

Messerschmitt Me 262
O primeiro caça a jato a entrar em serviço.
Descrição
FabricanteAlemanha Nazi
Messerschmitt AG
construídos: 1.430
Primeiro voo18 de abril de 1941
Entrada em serviçoverão de 1944
MissãoCaça
Tripulação1
Dimensões
Comprimento10.6 m
Envergadura12.51 m
Altura3.5 m
Área (asas)21.7 m²
Peso
Peso bruto máximocarregado: 7.130 kg
max na decolagem: 6.400 kg
Vazio: 3.800 kg
Propulsão
Motores2× Junkers Jumo 004B-1turbojatos
relação peso/potencia: 0.28
Força (por motor)8.8 kN
Performance
Velocidade máxima870 km/h
Alcance1,050 km
Teto máximo11,450 m
Relação de subida1,200 m/s
Armamento
Mísseis/Bombas24 foguetes R4M de 55mm
(A-2a: + duas bombas de 250 kg)
Notas
Canhões:
A-1a: 4x canhões MK108 de 30mm
A-2a: dois canhões
Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro(por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.

Resultados[editar | editar código-fonte]

Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".1 Desenvolvia uma velocidade superior a 900km/h, apesar dessa velocidade incrivel para a época, carecia muito de manobrabilidade, a maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas, os único aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star, apesar de nunca os ter enfrentado, deixando para o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e oHandley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.

Usuários[editar | editar código-fonte]

North American F-86 Sabre


F-86 Sabre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
F-86 Sabre
F-86F
Descrição
País de origem Estados Unidos
FabricanteNorth American Aviation
Produção1949-1956
Quantidade
produzida
9860 unidade(s)
Custo
unitário
US$ 219.457,00 (F-86E)
Desenvolvido deNorth American FJ-1 Fury
Primeiro voo1 de outubro de 1947 (67 anos)
Entrada em serviço1949
MissãoCaça diurno
Tripulação1
Dimensões
Comprimento11,44 m
Envergadura11,31 m
Altura4,50 m
Área (asas)26,76 m²
Peso
Tara4940 kg
Peso bruto máximo9230 kg
Propulsão
Motores1× turbojato General Electric J47-GE-27
Força (por motor)26.3 kN
Performance
Velocidade máxima965 km/h
Alcance bélico1369 km
Tecto máximo14600 m
Relação de subida45,72 m/s
Notas
Consultar a secção Especificações
F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.
Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no CanadáItália e Japão, em várias das suas versões e variantes e operado por mais de 35 forças aéreas, representando um importante papel na defesa do mundo Ocidental nos primeiros anos da Guerra Fria.


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