P-51 Mustang
P-51 Mustang | |
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Aeronave P-51 Mustang durante show aéreo na base aérea de Langley, Estados Unidos. | |
Descrição | |
Fabricante | North American Aviation |
Primeiro voo | 1940 |
Entrada em serviço | dezembro 1943 |
Missão | Suporte aéreo, escolta de bombardeiros |
Tripulação | 1 |
Dimensões | |
Comprimento | 11.3 m |
Envergadura | 9.4 m |
Altura | 4.17 m |
Área (asas) | 21.8 m² |
Peso | |
Tara | 3,175? kg |
Peso total | 4,175? kg |
Peso bruto máximo | 5,490 kg |
Propulsão | |
Motores | 1 x Rolls-Royce (Packard) Merlin V-1650-7 |
Força (por motor) | 1,264 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 706 km/h |
Alcance bélico | 1600 km |
Teto máximo | 12,700 m |
Armamento | |
Metralhadoras | (P-51D) seis metralhadoras calibre .50 (12.7 mm) |
Mísseis/Bombas | 2,000 lb (907 kg) |
Notas | |
6 ou 10 foguetes de 5' (127 mm) |
O Mustang foi concebido, projetado e construído pela North American Aviation (NAA), em resposta a uma especificação da Grã-Bretanha. O protótipo NA-73X voou pela primeira vez em 26 de outubro de 19401 . O caça fora originalmente projetado para utilizar o motor Allison V-1710, certificado para baixas altitudes, e voou operacionalmente pela primeira vez com a Royal Air Force(RAF) britânica, nas missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo. A versão definitiva, o P-51D, era impulsionado pelo Packard V-1650-7, uma versão do Rolls-Royce Merlin produzida sob licença, e armado com seis metralhadoras M2 Browning .50 (12,7mm).
A partir do final de 1943, os P-51B ( e também P-51D desde a metade de 1944) foram usados pela Oitava Força Aérea da USAAF para escoltar bombardeiros pesados em missões sobre a Alemanha. Já a RAF e a Nona Força Aérea da USAAF usavam os Mustangs motorizados com Merlin como caças-bombardeiros, ajudando a consolidar a superioridade aérea dos Aliados em 1944. O P-51 também foi usado em outras frentes Aliadas, como o Norte da África, Mediterrâneo e Itália, além de limitado serviço contra o Japão na Guerra do Pacífico.
No início da Guerra da Coreia, o Mustang era o principal caça usado pelas Nações Unidas até que os caças a jato, incluindo o F-86, ocupassem seu lugar, com o Mustang passando a ser usado como caça-bombardeiro para ataques ao solo. Apesar do surgimento dos caças a jato, o Mustang permaneceu em serviço em algumas forças aéreas até o início da década de 1980. Depois da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coreia, muitos Mustangs foram convertidos para uso civil, especialmente para corridas aéreas.
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