sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Combates Aereos - P-51 Mustang.AVI


P-51 Mustang

P-51 Mustang
Aeronave P-51 Mustang durante show aéreo na base aérea de Langley, Estados Unidos.
Descrição
Fabricante North American Aviation
Primeiro voo 1940
Entrada em serviço dezembro 1943
Missão Suporte aéreo, escolta de bombardeiros
Tripulação 1
Dimensões
Comprimento 11.3 m
Envergadura 9.4 m
Altura 4.17 m
Área (asas) 21.8 m²
Peso
Tara 3,175? kg
Peso total 4,175? kg
Peso bruto máximo 5,490 kg
Propulsão
Motores 1 x Rolls-Royce (Packard) Merlin V-1650-7
Força (por motor) 1,264 kN
Performance
Velocidade máxima 706 km/h
Alcance bélico 1600 km
Teto máximo 12,700 m
Armamento
Metralhadoras (P-51D) seis metralhadoras calibre .50 (12.7 mm)
Mísseis/Bombas 2,000 lb (907 kg)
Notas
6 ou 10 foguetes de 5' (127 mm)
O North American Aviation P-51 Mustang foi um caça norte-americano de longo alcance com motor a pistão, usado na Segunda Guerra Mundial, na Guerra da Coreia e outros conflitos. Durante a Segunda Guerra, pilotos de Mustang alegaram terem derrubado 4.950 aeronaves inimigas, perdendo apenas para o Grumman F6F Hellcat entre os caças dos Aliados.
O Mustang foi concebido, projetado e construído pela North American Aviation (NAA), em resposta a uma especificação da Grã-Bretanha. O protótipo NA-73X voou pela primeira vez em 26 de outubro de 19401 . O caça fora originalmente projetado para utilizar o motor Allison V-1710, certificado para baixas altitudes, e voou operacionalmente pela primeira vez com a Royal Air Force(RAF) britânica, nas missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo. A versão definitiva, o P-51D, era impulsionado pelo Packard V-1650-7, uma versão do Rolls-Royce Merlin produzida sob licença, e armado com seis metralhadoras M2 Browning .50 (12,7mm).
A partir do final de 1943, os P-51B ( e também P-51D desde a metade de 1944) foram usados pela Oitava Força Aérea da USAAF para escoltar bombardeiros pesados em missões sobre a Alemanha. Já a RAF e a Nona Força Aérea da USAAF usavam os Mustangs motorizados com Merlin como caças-bombardeiros, ajudando a consolidar a superioridade aérea dos Aliados em 1944. O P-51 também foi usado em outras frentes Aliadas, como o Norte da África, Mediterrâneo e Itália, além de limitado serviço contra o Japão na Guerra do Pacífico.
No início da Guerra da Coreia, o Mustang era o principal caça usado pelas Nações Unidas até que os caças a jato, incluindo o F-86, ocupassem seu lugar, com o Mustang passando a ser usado como caça-bombardeiro para ataques ao solo. Apesar do surgimento dos caças a jato, o Mustang permaneceu em serviço em algumas forças aéreas até o início da década de 1980. Depois da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coreia, muitos Mustangs foram convertidos para uso civil, especialmente para corridas aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs@poder aéreo