F-84 Thunderjet.
F-84 Thunderjet | |
---|---|
![]() | |
Descrição | |
Fabricante | Republic Aviation |
Entrada em serviço | novembro de 1947 |
Missão | Caça-bombardeiro |
Tripulação | 1 (Um) |
Dimensões | |
Comprimento | 11,60 m |
Envergadura | 11,10 m |
Altura | 3,84 m |
Área (asas) | 24 m² |
Peso | |
Peso total | 4 495 kg |
Peso bruto máximo | 10 670 kg |
Propulsão | |
Motores | 1x turbojato Allison J35-A-29 |
Força (por motor) | 24,7 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 1 020 km/h |
Alcance bélico | 1 600 km |
Alcance | Com tanques externos 3 200 km |
Teto máximo | 12 350 m |
Relação de subida | 1 146 m/s |
Armamento | |
Metralhadoras | 6 metralhadoras calibre 12,7 mm |
Mísseis/Bombas | Até 1 815 kg de bombas ou foguetes |
O F-84 Thunderjet foi um caça diurno, propulsionado por um único turbojato, produzido pela empresa norte-americanaRepublic Aviation Corporation. Projetado durante a fase final da Segunda Guerra Mundial, o Thunderjet, que constituiu, conjuntamente com o seu contemporâneo F-80 Shooting Star, a primeira geração de caças a jato de produção norte-americana, voou pela primeira vez em 1946, mas apenas em 1949, com o modelo F-84D, foi considerado totalmente operacional e atingiu a plena maturidade no seu desenho com o modelo F-84G em 1951.
Amplamente utilizado na Guerra da Coreia, mostrou logo suas debilidades no combate ar-ar, inerentes ao uso de uma asa em ângulo reto, a qual não conseguia ombrear em agilidade de manobra e nem aproveitar o impulso disponibilizado por motores mais recentes e com maior potência. Seu desempenho era principalmente comparado com o F-86 Sabre e o Russo MiG-15, que incorporavam asas em flecha. Foi assim relegado para a função de caça-bombardeiro primário, na qual realizou aproximadamente 86 mil missões e obteve um crédito de 60% de sucesso entre os alvos terrestres atacados.
O F-84G foi ainda a primeira aeronave de produção final a utilizar um sistema de reabastecimento de combustível em voo e o primeiro caça com capacidade de transportar e lançar uma bomba nuclear tática, no caso a Mark 7. Do seu desenho básico derivaram duas versões significativamente diferentes e com desempenho substancialmente aumentado, principalmente pelo uso das asas em flecha e de um motor muito mais potente: uma versão de ataque ao solo (F-84F) e uma outra, em tudo idêntica, mas destinada à função de reconhecimento fotográfico (RF-84F).
Com uma produção superior a sete mil exemplares, inicialmente destinados à USAF, veio a ser distribuído em largas quantidade pelos países membros da NATO, ao abrigo do programa de assistência militar (MAP), do qual Portugaltambém usufruiu, vindo a operar 125 aeronaves F-84G entre os anos de 1953 a 1974, as quais foram utilizadas na chamada Guerra do Ultramar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário