sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

F 84 Thunderjet


F-84 Thunderjet.

F-84 Thunderjet
49th Fighter Squadron Republic F-84B-21-RE Thunderjet 46-548.jpg
Descrição
FabricanteRepublic Aviation
Entrada em serviçonovembro de 1947
MissãoCaça-bombardeiro
Tripulação1 (Um)
Dimensões
Comprimento11,60 m
Envergadura11,10 m
Altura3,84 m
Área (asas)24 m²
Peso
Peso total4 495 kg
Peso bruto máximo10 670 kg
Propulsão
Motores1x turbojato Allison J35-A-29
Força (por motor)24,7 kN
Performance
Velocidade máxima1 020 km/h
Alcance bélico1 600 km
AlcanceCom tanques externos 3 200 km
Teto máximo12 350 m
Relação de subida1 146 m/s
Armamento
Metralhadoras6 metralhadoras calibre 12,7 mm
Mísseis/BombasAté 1 815 kg de bombas ou foguetes
F-84 Thunderjet foi um caça diurno, propulsionado por um único turbojato, produzido pela empresa norte-americanaRepublic Aviation Corporation. Projetado durante a fase final da Segunda Guerra Mundial, o Thunderjet, que constituiu, conjuntamente com o seu contemporâneo F-80 Shooting Star, a primeira geração de caças a jato de produção norte-americana, voou pela primeira vez em 1946, mas apenas em 1949, com o modelo F-84D, foi considerado totalmente operacional e atingiu a plena maturidade no seu desenho com o modelo F-84G em 1951.
Amplamente utilizado na Guerra da Coreia, mostrou logo suas debilidades no combate ar-ar, inerentes ao uso de uma asa em ângulo reto, a qual não conseguia ombrear em agilidade de manobra e nem aproveitar o impulso disponibilizado por motores mais recentes e com maior potência. Seu desempenho era principalmente comparado com o F-86 Sabre e o Russo MiG-15, que incorporavam asas em flecha. Foi assim relegado para a função de caça-bombardeiro primário, na qual realizou aproximadamente 86 mil missões e obteve um crédito de 60% de sucesso entre os alvos terrestres atacados.
O F-84G foi ainda a primeira aeronave de produção final a utilizar um sistema de reabastecimento de combustível em voo e o primeiro caça com capacidade de transportar e lançar uma bomba nuclear tática, no caso a Mark 7. Do seu desenho básico derivaram duas versões significativamente diferentes e com desempenho substancialmente aumentado, principalmente pelo uso das asas em flecha e de um motor muito mais potente: uma versão de ataque ao solo (F-84F) e uma outra, em tudo idêntica, mas destinada à função de reconhecimento fotográfico (RF-84F).
Com uma produção superior a sete mil exemplares, inicialmente destinados à USAF, veio a ser distribuído em largas quantidade pelos países membros da NATO, ao abrigo do programa de assistência militar (MAP), do qual Portugaltambém usufruiu, vindo a operar 125 aeronaves F-84G entre os anos de 1953 a 1974, as quais foram utilizadas na chamada Guerra do Ultramar.

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