F-86 Sabre
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
F-86 Sabre
F-86F
Descrição
País de origem
Estados Unidos
Fabricante North American Aviation
Produção 1949-1956
Quantidade
produzida 9860 unidade(s)
Custo
unitário US$ 219.457,00 (F-86E)
Desenvolvido de North American FJ-1 Fury
Primeiro voo 1 de outubro de 1947 (67 anos)
Entrada em serviço 1949
Missão Caça diurno
Tripulação 1
Dimensões
Comprimento 11,44 m
Envergadura 11,31 m
Altura 4,50 m
Área (asas) 26,76 m²
Peso
Tara 4940 kg
Peso bruto máximo 9230 kg
Propulsão
Motores 1× turbojato General Electric J47-GE-27
Força (por motor) 26.3 kN
Performance
Velocidade máxima 965 km/h
Alcance bélico 1369 km
Tecto máximo 14600 m
Relação de subida 45,72 m/s
Notas
Consultar a secção Especificações
F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.
Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e variantes e operado por mais de 35 forças aéreas, representando um importante papel na defesa do mundo Ocidental nos primeiros anos da Guerra Fria.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
F-86 Sabre | |
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F-86F | |
Descrição | |
País de origem | ![]() |
Fabricante | North American Aviation |
Produção | 1949-1956 |
Quantidade produzida | 9860 unidade(s) |
Custo unitário | US$ 219.457,00 (F-86E) |
Desenvolvido de | North American FJ-1 Fury |
Primeiro voo | 1 de outubro de 1947 (67 anos) |
Entrada em serviço | 1949 |
Missão | Caça diurno |
Tripulação | 1 |
Dimensões | |
Comprimento | 11,44 m |
Envergadura | 11,31 m |
Altura | 4,50 m |
Área (asas) | 26,76 m² |
Peso | |
Tara | 4940 kg |
Peso bruto máximo | 9230 kg |
Propulsão | |
Motores | 1× turbojato General Electric J47-GE-27 |
Força (por motor) | 26.3 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 965 km/h |
Alcance bélico | 1369 km |
Tecto máximo | 14600 m |
Relação de subida | 45,72 m/s |
Notas | |
Consultar a secção Especificações |
F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.
Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e variantes e operado por mais de 35 forças aéreas, representando um importante papel na defesa do mundo Ocidental nos primeiros anos da Guerra Fria.
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