F-86 Sabre
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
F-86 Sabre
F-86F
Descrição
País de origem
Estados Unidos
Fabricante North American Aviation
Produção 1949-1956
Quantidade
produzida 9860 unidade(s)
Custo
unitário US$ 219.457,00 (F-86E)
Desenvolvido de North American FJ-1 Fury
Primeiro voo 1 de outubro de 1947 (67 anos)
Entrada em serviço 1949
Missão Caça diurno
Tripulação 1
Dimensões
Comprimento 11,44 m
Envergadura 11,31 m
Altura 4,50 m
Área (asas) 26,76 m²
Peso
Tara 4940 kg
Peso bruto máximo 9230 kg
Propulsão
Motores 1× turbojato General Electric J47-GE-27
Força (por motor) 26.3 kN
Performance
Velocidade máxima 965 km/h
Alcance bélico 1369 km
Tecto máximo 14600 m
Relação de subida 45,72 m/s
Notas
Consultar a secção Especificações
F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.
Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e variantes e operado por mais de 35 forças aéreas, representando um importante papel na defesa do mundo Ocidental nos primeiros anos da Guerra Fria.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| F-86 Sabre | |
|---|---|
| F-86F | |
| Descrição | |
| País de origem | |
| Fabricante | North American Aviation |
| Produção | 1949-1956 |
| Quantidade produzida | 9860 unidade(s) |
| Custo unitário | US$ 219.457,00 (F-86E) |
| Desenvolvido de | North American FJ-1 Fury |
| Primeiro voo | 1 de outubro de 1947 (67 anos) |
| Entrada em serviço | 1949 |
| Missão | Caça diurno |
| Tripulação | 1 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 11,44 m |
| Envergadura | 11,31 m |
| Altura | 4,50 m |
| Área (asas) | 26,76 m² |
| Peso | |
| Tara | 4940 kg |
| Peso bruto máximo | 9230 kg |
| Propulsão | |
| Motores | 1× turbojato General Electric J47-GE-27 |
| Força (por motor) | 26.3 kN |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 965 km/h |
| Alcance bélico | 1369 km |
| Tecto máximo | 14600 m |
| Relação de subida | 45,72 m/s |
| Notas | |
| Consultar a secção Especificações | |
F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.
Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e variantes e operado por mais de 35 forças aéreas, representando um importante papel na defesa do mundo Ocidental nos primeiros anos da Guerra Fria.
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