sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

F18 Hornet


F/A-18 Hornet

 F/A-18 Hornet é um moderno avião de caça dos Estados Unidos. Pode carregar até 8.000 kg de mísseis e pode alcançar uma velocidade de 1.915 Km/h, graças ao seu motor de 97,8 KN de potência.

História[editar | editar código-fonte]


Um F/A-18 Hornet aguarda a próxima missão de combate a bordo do USS John C. Stennis, durante a Operação Enduring Freedom.
Seu desenvolvimento começou em meados dos anos 70, quando a USN solicitou uma aparelho de baixo custo e multifuncional capaz de operar em porta-aviões, substituto do ultrapassado A-4 SkyHawk. O F-18 nasceu a partir do YF-17 que perdeu a concorrência de avião de baixo custo operacional da USAF para o F-16 que saiu vitorioso. No entanto o F-16 não era robusto o suficiente para operar em condições marítimas e também de péssima operação a partir de porta-aviões, então o projeto do YF-17 foi retomado, aprimorado e desenvolvido, dando origem então a um dos melhores jatos navais de todos os tempos, o F/A-18 Hornet.

Características[editar | editar código-fonte]

Podendo levar uma enorme variedades de armas , o F-18 logo se tornou o principal vetor da US Navy enquanto os F-14 garantem a interceptação de longo alcance, o Hornet dispõe da versatilidade de interceptações de curto alcance, defesa, ataque marítimo-terrestre e reconhecimento. Sua excelente manobrabilidade conferiu ao F/A 18 a fama de um dos melhores caças de combates a curta distância (dogfight).
Seus principais armamentos são o míssil de médio alcance ar-ar AIM-120 AMRAAM do tipo lançar e esquecer (fire-forget), o míssil de curto alcance orientado por sensores térmicos AIM-9 Sidewinder, o míssil ar-terra AGM-65 Maverick usado principalmente contra veículos de solo blindados e seu preciso (posicionado logo acima do seu nariz) canhão vulcan de 20 mm.

Funções de um super-caça[editar | editar código-fonte]

Atualmente, para ser eleito um caça de superioridade aérea/tecnológica, não basta apenas ter grande manobrabilidade e outros dotes de combate a curta distância, mas sim ser um caça multi-tarefas, capaz de agir e dar suporte à grande gama de requerimentos que o ambiente imprevisível de um conflito traz.
Entre outras funções do Super-Hornet estão:
  • Ataques diurnos/noturnos com armamentos de alta precisão
  • Sistema de guerra eletrônica
  • Escolta armada
  • Suporte aéreo de curto alcance
  • Opressão à defesa aérea inimiga
  • Ataque Marítimo
  • Reconhecimento
  • Liderança do controle aéreo
  • Avião de reabastecimento
  • Controle aereo

Flexibilidade[editar | editar código-fonte]

A versatilidade do Super-Hornet se aplica também aos seus armamentos e carga útil:
  • 11 cabides (estações de suporte para armamento/equipamento)
  • Suporte para armamento inteligente, incluindo bombas de orientação à laser
  • Pode carregar uma gama de armamentos, tanto ar-ar quanto ar-superfície

Potência e características de voo[editar | editar código-fonte]

O Super Hornet é equipado com dois motores GE F414-GE-400
  • Motores com circunferência variável que diminuem a assinatura no radar e promovem maior controle de ar/pressão na turbina
  • 9.080 kg de empuxo por motor

Equipamentos e tecnologia[editar | editar código-fonte]

O F/A-18 possui variáveis mais atuais com grande acréscimo tanto de performance como máquina quanto como computador, seus sistemas de mira incluem o avançado Joint-helmet mounted cueing system (JHMCS), um sistema de mira a partir do visor do piloto, onde é necessário apenas o posicionamento da cabeça do piloto na direção do alvo, para que as bombas inteligentes detectem e mirem no alvo. Radar com varredura eletrônica ativa, ou Active electronically scanned array (AESA) entre outros grandes, versáteis e compatíveis sistemas de controle e mira.

Especificações (F/A-18C/D)

Dados de: U.S. Navy,nota 1 Frawley Directory,nota 2 Great Book.nota 3
Descrições gerais
Motorização
Performance
Armamentos
Equipamentos de orientação
  1. -6.

Um comentário:

  1. O Governo brasileiro deixou de contratar aquisições desses caças, de comprovada qualidade operacional em vários conflitos, inclusive na Guerra do Iraque.. fechado um contrato com o Gripen sueco, cujo projeto ainda está em prancheta e um protótipo em testes; os mesmo estarão previstos para uma entrega parcial em 2019 e o restante em 2024, Enquanto isso, a FAB dispõe de alguns caças F5 obsoletos. A FAB, de tradições históricas, não merece esse descaso desse Governo, ,
    deixando o Brasil, praticamente, sem defesa aérea, em vista de ter um território de dimensões continentais. É uma falta de respeito às tradições da nossa força aérea..Os F 18 seriam entregues de imediato, com treinamento dos nossos. pilotos.

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