Messerschmitt Me 262.
Messerschmitt Me 262 | |
---|---|
O primeiro caça a jato a entrar em serviço. | |
Descrição | |
Fabricante | ![]() Messerschmitt AG construídos: 1.430 |
Primeiro voo | 18 de abril de 1941 |
Entrada em serviço | verão de 1944 |
Missão | Caça |
Tripulação | 1 |
Dimensões | |
Comprimento | 10.6 m |
Envergadura | 12.51 m |
Altura | 3.5 m |
Área (asas) | 21.7 m² |
Peso | |
Peso bruto máximo | carregado: 7.130 kg max na decolagem: 6.400 kg Vazio: 3.800 kg |
Propulsão | |
Motores | 2× Junkers Jumo 004B-1turbojatos relação peso/potencia: 0.28 |
Força (por motor) | 8.8 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 870 km/h |
Alcance | 1,050 km |
Teto máximo | 11,450 m |
Relação de subida | 1,200 m/s |
Armamento | |
Mísseis/Bombas | 24 foguetes R4M de 55mm (A-2a: + duas bombas de 250 kg) |
Notas | |
Canhões: A-1a: 4x canhões MK108 de 30mm A-2a: dois canhões |
Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro(por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.
Resultados[editar | editar código-fonte]
Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".1 Desenvolvia uma velocidade superior a 900km/h, apesar dessa velocidade incrivel para a época, carecia muito de manobrabilidade, a maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas, os único aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star, apesar de nunca os ter enfrentado, deixando para o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e oHandley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário