sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Discovery Channel Wings Great Planes Republic F 105


F-105 Thunderchief foi um caça-bombardeiro supersônico usado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O jato de combate, capaz de alcançar velocidade Mach 2, foi utilizado principalmente para bombardeios do Vietnã do Norte nos primeiros anos da guerra.
Originalmente desenhado com apenas um lugar, foi mais tarde desenvolvido como caça de tripulação dupla, especializado na localização e destruição de lançadores de mísseis terra-ar. Era popularmente chamado de 'Thud' por seus tripulantes emecânicos.
Como substituto mais moderno do F-100 Super Sabre, o F-105 foi dotado de mísseis e canhão, mas, além disso, foi desenhado para penetração em baixa altitude e alta velocidade em território inimigo, levando uma bomba nuclear em seu interior.
Entrando em serviço em 1958, o F-105 com apenas um piloto foi adaptado para carregar mais poder de fogo em bombas comuns que os bombardeiros B-17 e B-29 daSegunda Guerra Mundial e foi a aeronave de combate mais usada para os bombardeios sobre o Vietnã nas primeiras fases da guerra. Durante a guerra, 386 deles foram derrubados ou avariados, de um total de 833 produzidos, com a morte de 62 tripulantes, e apesar de ter menos maleabilidade e agilidade que os pequenos MiGde interceptação dos norte-vietnamitas, o avião demonstrou o poder de fogo de seus canhões na guerra aérea, abatendo 27 aviões inimigos.
Durante a Guerra do Vietnã, o F-105 de dois lugares se mostrou o mais eficiente avião norte-americano no combate de armas antiaéreas, sendo o responsável por combater diretamente as plataformas de mísseis antiaéreos dos norte-vietnamitas, enquanto os demais bombardeiros realizavam suas missões sobre os alvos protegidos por esta artilharia antiaérea. Eram os primeiros a entrar sobre a área alvo inimiga e os últimos a saírem. Apesar de seu peso de 22,6 toneladas, a aeronave podia voar à velocidade do som ao nível do mar e em Mach 2, o dobro, em grande altitude, levando 6.700 kg de bombas e mísseis.
Nos últimos anos da guerra, o F-105 foi substituído como caça-bombardeiro de ataque pelo F-4 Phantom II e pelo F-111, mas permaneceu em serviço na frota área norte-americana até 1984.


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