sábado, 10 de janeiro de 2015

Lockheed P-80 Shooting Star


P-80 Shooting Star

Lockheed P-80/F-80 Shooting Star
U.S. Air Force Lockheed P-80A
Descrição
FabricanteLockheed
Entrada em serviço1945
MissãoInterceptor de grande altitude
Tripulação1
Dimensões
Comprimento10.49 m
Envergadura11.81 m
Altura3.43 m
Peso
Peso total3,708 kg
Peso bruto máximo7,257 kg
Propulsão
Motores1 x Allison J33-A-21
Performance
Velocidade máxima928 km/h
Alcance1,271 km
Teto máximo13,868 m
Relação de subida1,524 m/s
Armamento
Metralhadoras6 x 12.7mm M2 Browning
Mísseis/Bombas2 bombas de 453Kg ou 8 Foguetes ar-terra 2.75-pol.
P-80/F-80 Shooting Star foi o primeiro avião a jacto da Força Aérea Americana a ser usado em combate, a ultrapassar a velocidade de 560mph (901 km/h) em voo nivelado, e o primeiro a ser construído em grandes quantidades.1 Possivelmente terá sido o mais bem sucedido caça a jacto de primeira geração. Foi enviado para aEuropa, para demonstração durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial, não chegando a entrar em combate, como seu rival alemão, o pioneiro Messerschmitt Me 262. Para mostrar o seu valor, teve que esperar pela Guerra da Coreia, uns anos mais tarde. O P-80 foi uma criação da Skunk Works, uma divisão da Lockheed Aircraft Corporation, liderada pelo lendário engenheiro Clarence "Kelly" Johnson, conhecido por acabar os projectos antes do prazo terminar e responsável também pelo P-38 Lightning.2

Guerra da Coreia[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1950 forças da Coreia do Norte invadiram a Coreia do Sul, precipitando uma intensa guerra que perduraria por mais três anos. Poder aéreo foi um factor essencial na preservação da liberdade da Coreia do Sul, obrigando à procura de estratégias criativas, teste de novas tecnologias e inflamados debates sobre o papel e uso adequado do poder aéreo.3
No inicio das hostilidades a Força Aérea Americana encontrou um inimigo fácil inexperiente e aeronaves que já tinham passado por melhores dias, essencialmente caças Yak-7 e Yak-9 e o Ilyushin Il-10 de ataque ao solo, bem como alguns, poucos, aviões de treino e de transporte. Apesar do F-80 operar a partir de bases no Japão e no limite do seu raio de acção, mantinha os céus limpos de aviação inimiga. Em novembro de 1950 com a chegada do Mig-15 pilotados por experientes e bem treinados pilotos Soviéticos e dos países do Pacto de Varsóvia,4 tudo iria mudar. O F-80 rapidamente se viu ultrapassado, quer em velocidade, quer em manobrabilidade, quer em ascensão, quer em armamento,sendo relegado para missões de interdição e ataque a alvos terrestres.

  • Distribuição do F-80C no inicio 1950 na 5ª Força Aérea5
8º FIG35º FBS/36º FBS/80º FBS
18º FIG12º FBS/44º FBS/67º FBS
35º FIG39º FIS/40º FIS/40º FIS,/8º TRS (RF-80A)
49º FIG7º FBS/8º FBS/9º FBS,
51º FIG16º FIS/25º FIS/26º FIS,
Legenda: FIG= Grupo de Caça e Intercepção / FBS= Esquadrão Caça Bombardeiros / FIS= Esquadrão de Intercepção / TRS= Esquadrão de Reconhecimento Táctico

Durante todo o período da guerra, o F-80 voou 98 515 missões e foi creditado com a destruição de 37 aviões inimigos em combates no ar ( seis foram Mig-15) e 21 em terra. Lançou 41 593 toneladas de bombas de ferro e napalm e disparou mais de 81 000 foguetes. Nos 34 meses de combate o F-80 sofreu pesadas baixas, 14 foram derrubados por Mig-15, 113 abatidos por fogo antiaéreo, 16 perdidos por causas desconhecidas e 150 por acidentes operacionais.6
Um F-80C pilotado pelo Tenente Russell Brown, foi um dos protagonistas do primeiro combate entre aviões propulsionados a jato, quando abateu no dia 8 de novembro de 1950 um Mig-15.

Marinha (US Navy)[editar | editar código-fonte]

Em 1945 Marinha recebeu três P-80 da Força Aérea, na base aeronaval de Patuxent River, mantendo a designação original. A um dos P-80, foi acrescentado um gancho de retenção na cauda e embarcado a bordo do porta-aviões USS Franklin D. Roosevelt (CV-42) em 11 de outubro de 1946. No dia seguinte fez várias descolagens com e sem catapulta,
Um TO-1 da Marinha
bem como várias aterragens. No final o piloto aviador que liderou os testes, Major Marion Carl do Corpo de Fuzileiros concluiu que o P-80 não tinha condições para ser usado a bordo de porta-aviões, por vários motivos, entre os quais estava a falta de resposta adequada do motor aquando da aproximação para aterragem e a incapacidade da fuselagem aguentar o stress das operações a bordo.7
Em 1947 devido à demorada e lenta entrega dos novos aviões para treino dos pilotos a jacto a Marinha conseguiu a transferência de 49 P-80C, destinados á Força Aérea. Foram designados TO-1, mudando para TV-1 em 1950. Serviram como aviões de treino avançado, baseados em terra, até à chegada dos Grumman F9F e McDonnell F2H.8

Lockheed F-80 Shooting Star Jet Fighters

Gloster Meteor


Gloster Meteor

Um Gloster Meteor NF11 (WM167) no Classic-Jet Air Show,Kemble, no Reino Unido, junho de 2003
Gloster Meteor em exposição no MUSAL
RDAF Gloster Meteor
Gloster Meteor foi o primeiro avião de caça a jacto britânico e o único dos Aliados a entrar em acção antes do fim da II Guerra Mundial. Projectado por W. George Carter, da Gloster Aircraft Company, começou a ser desenvolvido em Novembro de 1940 e realizou seu primeiro vôo em 5 de Março de 1943. No início, o avião foi baptizado de Thunderbolt, mas para evitar confusão com o caça a hélice norte-americano Republic P-47, seu nome foi mudado para Meteor.
Os primeiros 7 dos 20 Gloster Meteor F 1 encomendados pela RAF foram entregues nos primeiros dias de Julho de 1944. No dia 27 do mesmo mês, foram testados na caça às bombas voadoras alemãs V-1, sobre o Canal da Mancha, com relativo êxito.
Os Gloster Meteor F 3, mais aperfeiçoados, foram entregues à RAF em janeiro de 1945. Decolaram pela primeira vez para uma ação de combate, do aeroporto de Bruxelas, em 16 de abril de 1945, com a incumbência de interceptar os caças a jato alemãesMesserschmitt Me 262. Entretanto, esse histórico encontro nos céus nunca aconteceu. A superveniência da paz tirou dos Gloster Meteor a possibilidade de serem postos em prova, ainda na II Guerra Mundial.
Foram fabricados 3.900 Gloster Meteor que permaneceram em produção até 1954. Foi o primeiro jato de combate de diversasforças aéreas do mundo. Operou também nas forças aéreas da ArgentinaBélgicaBrasilFrançaEgitoIsraelSíria e Suécia. Foi o primeiro avião britânico equipado com assento ejetável (desde a versão F.8 de 1948).
O primeiro cliente sul-americano foi a Força Aérea Argentina, que em 1947 recebeu 100 aeronaves. Esses se enfrentaram no golpe de estado que derrubou o governo de Juan Domingo Peron em setembro de 1955.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil os primeiros modelos foram negociados em 1953 para utilização pela FAB (Força Aérea Brasileira) eram os F 8 e 10 T 7(modelo de treino) montados na Fábrica do Galeão (RJ). O Meteor logo se transformou em sinônimo de avião de ataque por ser o principal avião caça da FAB até 1970 quando os Xavante (AT-26) foram adotados. O último vôo em missão do Meteor no Brasil foi em 1971. Esse avião ser um simbolo de prosperidade na aviação militar; por vezes a FAB presenteava bases e órgãos públicos com versões "modificadas" do Meteor para servirem de ornamentamento, em exemplo contam-se o Meteor F8 da Praça Santos Dummont ("Praça do Avião") em Canoas, RS doado pela Base Aérea de Canoas (BACO), e também outro igual no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, MG, além de outra unidade como ornamento da Base Aérea do Bacacheri, em Curitiba, PR, e no portal da Base Aérea de Salvador. Também até a década passada alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná tinham à disposição, no então laboratório da cadeira de Máquinas Térmicas de combustão externa, um dos propulsores de Gloster Meteor desativado pela FAB, instalados em uma bancada para devidos testes do reator em funcionamento, marcando os eventos com seu peculiar som agudo e cheio.
Um exemplar do Meteor F8 também está presente no Museu Aeroespacial (Musal). Bem como, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende - RJ.

gloster meteor

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