sábado, 10 de janeiro de 2015

Gloster Meteor


Gloster Meteor

Um Gloster Meteor NF11 (WM167) no Classic-Jet Air Show,Kemble, no Reino Unido, junho de 2003
Gloster Meteor em exposição no MUSAL
RDAF Gloster Meteor
Gloster Meteor foi o primeiro avião de caça a jacto britânico e o único dos Aliados a entrar em acção antes do fim da II Guerra Mundial. Projectado por W. George Carter, da Gloster Aircraft Company, começou a ser desenvolvido em Novembro de 1940 e realizou seu primeiro vôo em 5 de Março de 1943. No início, o avião foi baptizado de Thunderbolt, mas para evitar confusão com o caça a hélice norte-americano Republic P-47, seu nome foi mudado para Meteor.
Os primeiros 7 dos 20 Gloster Meteor F 1 encomendados pela RAF foram entregues nos primeiros dias de Julho de 1944. No dia 27 do mesmo mês, foram testados na caça às bombas voadoras alemãs V-1, sobre o Canal da Mancha, com relativo êxito.
Os Gloster Meteor F 3, mais aperfeiçoados, foram entregues à RAF em janeiro de 1945. Decolaram pela primeira vez para uma ação de combate, do aeroporto de Bruxelas, em 16 de abril de 1945, com a incumbência de interceptar os caças a jato alemãesMesserschmitt Me 262. Entretanto, esse histórico encontro nos céus nunca aconteceu. A superveniência da paz tirou dos Gloster Meteor a possibilidade de serem postos em prova, ainda na II Guerra Mundial.
Foram fabricados 3.900 Gloster Meteor que permaneceram em produção até 1954. Foi o primeiro jato de combate de diversasforças aéreas do mundo. Operou também nas forças aéreas da ArgentinaBélgicaBrasilFrançaEgitoIsraelSíria e Suécia. Foi o primeiro avião britânico equipado com assento ejetável (desde a versão F.8 de 1948).
O primeiro cliente sul-americano foi a Força Aérea Argentina, que em 1947 recebeu 100 aeronaves. Esses se enfrentaram no golpe de estado que derrubou o governo de Juan Domingo Peron em setembro de 1955.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil os primeiros modelos foram negociados em 1953 para utilização pela FAB (Força Aérea Brasileira) eram os F 8 e 10 T 7(modelo de treino) montados na Fábrica do Galeão (RJ). O Meteor logo se transformou em sinônimo de avião de ataque por ser o principal avião caça da FAB até 1970 quando os Xavante (AT-26) foram adotados. O último vôo em missão do Meteor no Brasil foi em 1971. Esse avião ser um simbolo de prosperidade na aviação militar; por vezes a FAB presenteava bases e órgãos públicos com versões "modificadas" do Meteor para servirem de ornamentamento, em exemplo contam-se o Meteor F8 da Praça Santos Dummont ("Praça do Avião") em Canoas, RS doado pela Base Aérea de Canoas (BACO), e também outro igual no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, MG, além de outra unidade como ornamento da Base Aérea do Bacacheri, em Curitiba, PR, e no portal da Base Aérea de Salvador. Também até a década passada alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná tinham à disposição, no então laboratório da cadeira de Máquinas Térmicas de combustão externa, um dos propulsores de Gloster Meteor desativado pela FAB, instalados em uma bancada para devidos testes do reator em funcionamento, marcando os eventos com seu peculiar som agudo e cheio.
Um exemplar do Meteor F8 também está presente no Museu Aeroespacial (Musal). Bem como, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs@poder aéreo