terça-feira, 6 de janeiro de 2015

F100 Super Sabre


Norte-americano F-100 Super Sabre

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"Super Sabre" redireciona aqui. Para o personagem de quadrinhos, consulte Super Sabre (comics) .
F-100 Super Sabre
Quatro aviões a jato voando em formação, com o mais distante a câmera no canto superior esquerdo, e o mais próximo na parte inferior direita
A formação de quatro navios de F-100C-25-NA Super Sabres
PapelLutador , caça-bombardeiro , aviões de ataque , selvagem Weasel
FabricanteNorth American Aviation
Primeiro voo25 maio de 1953
Introdução27 de setembro de 1954
Aposentado1979, a United States Air Guarda Nacional ; 1988, aRepública da China Força Aérea [1]
EstadoFaseada fora de serviço
Os principais usuáriosForça Aérea dos EUA
Força Aérea turca
República da China Força Aérea
Força Aérea Francesa
Produzido1953-1959
Número construído2294
Custo unitário
US $ 697.029 (F-100D) (6120000 dólares em dólares de hoje) [2]
Desenvolvido a partir deNorte-americano F-86 Sabre
Desenvolvido emNorte-americana F-107
Aviões de jato em vôo contra o céu azul; enquanto bancário longe da câmera, ele revela um lado de baixo lisa. Um tubo de pitot vermelho longo e fino sobressai do nariz da aeronave
O lado de baixo do primeiro de dois protótipos YF-100A, s / n 52-5754.
norte-americano F-100 Super Sabre foi um supersônico jet aviões de caça que serviu com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) 1954-1971 e com a Guarda Aérea Nacional (ANG) até 1979. O primeiro da série do século coleção de USAF caças a jato, foi o primeiro lutador USAF capaz de supersônico velocidade em vôo nivelado. A F-100 foi originalmente concebido por aviação norte-americana como um follow-on desempenho superior ao F-86 Sabre caça de superioridade aérea. [3]
Adaptado como um caça-bombardeiro, o F-100 seria suplantado pelo Mach 2 classe F-105 Thunderchief para missões de ataque sobre o Vietnã do Norte. O F-100 voou extensivamente sobre o Vietnã do Sul como principal jet apoio aéreo próximo da Força Aérea até ser substituída pela mais eficiente subsônico LTV A-7 Corsair II . [4] A F-100 também atuou em outras OTAN forças aéreas e com outros US aliados. Na sua vida mais tarde, foi muitas vezes referido como "o huno", uma versão abreviada de "cem". [5]

Concepção e desenvolvimento [ editar ]

O cockpit de um F-100D
Em janeiro de 1951, North American Aviation entregou uma proposta não solicitada para um lutador dia supersônico à Força Aérea dos Estados Unidos . Nomeado Sabre 45 por causa de sua varredura asa de 45 °, representou uma evolução do F-86 Sabre. maquete foi inspecionado em 7 de Julho de 1951, e depois de mais de uma centena de modificações da nova aeronave foi aceite como a F-100 em 30 de novembro de 1951. O uso extensivo de titânio em toda a aeronave foi notável. [6] Em 3 de janeiro de 1952, a USAF ordenou dois protótipos seguindo-se 23 caças F-100As em fevereiro e um adicional de 250 F-100As em agosto.
O YF-100A voou pela primeira vez em 25 de maio de 1953, sete meses antes do previsto. Chegou a Mach 1,05 , apesar de ser equipado com um classificado-de XJ57-P-7 do motor. O segundo protótipo voou em 14 de outubro de 1953, seguindo-se a primeira produção F-100A em 9 de Outubro de 1953. A avaliação operacional USAF de novembro de 1953 a dezembro 1955 encontrou o novo caça para ter um desempenho superior, mas declarou que não está pronto para a implantação em larga escala, devido à várias deficiências no projeto. Estes resultados foram posteriormente confirmadas durante os testes de adequação operacional "Projeto Hot Rod". Particularmente preocupante foi a instabilidade guinada em certos regimes de vôo que produziram acoplamento inércia . A aeronave poderia desenvolver uma guinada súbita and roll que iria acontecer rápido demais para o piloto e para corrigir rapidamente superestimar a estrutura da aeronave à desintegração. Foi nestas condições que o piloto de testes chefe do norte-americano,George Welch , foi morto enquanto mergulho testando um-produção precoce F-100A em 12 de outubro de 1954. Outro problema de controle resultou da manipulação de características da asa varrida em altas ângulos de ataque . Como o avião se aproximou tenda velocidades, perda de sustentação nas pontas das asas causou uma violenta pitch-up . Este fenômeno particular (o que poderia facilmente ser fatal em baixa altitude, onde não houve tempo suficiente para se recuperar) tornou-se conhecido como o " Sabre de Dança ".
No entanto, os atrasos na República F-84F Thunderstreak programa empurrou o Comando Aéreo Tático de ordenar a matéria-F-100A em serviço. TAC também solicitou que os futuros F-100 deve ser caças-bombardeiros, com a capacidade de fornecimento de bombas nucleares .
norte-americano F-107 foi um follow-on Mach 2 desenvolvimento do F-100 com a entrada de ar movido acima e atrás do cockpit. Não foi produzido em quantidade em favor da República F-105 Thunderchief .

História operacional [ editar ]

O F-100A entrou oficialmente serviço USAF em 27 de Setembro 1954, com 479 Fighter Wing em George AFB , Califórnia. Até 10 de Novembro 1954, os F-100As sofreu seis acidentes graves [7] , devido à instabilidade vôo, falhas estruturais e falhas do sistema hidráulico, o que levou a Força Aérea para a terra toda a frota até fevereiro de 1955. O 479, finalmente, tornou-se operacional em setembro de 1955 . Devido a problemas em curso, a Força Aérea começou a eliminação progressiva do F-100A em 1958, com a última aeronave deixando o serviço ativo em 1961. Por esse tempo, 47 aeronaves foram perdidos em acidentes graves. [2] escalada de tensão devido à construção de o Muro de Berlim em agosto de 1961 forçou a USAF para recordar os F-100As em serviço ativo no início de 1962. A aeronave foi finalmente se aposentou em 1970.
O pedido TAC para um caça-bombardeiro foi abordado com o F-100C, que foi lançado em Março 1954 e entrou em serviço em 14 de julho 1955, com o 450 Fighter Wing , Foster AFB , Texas. Testes operacionais em 1955 revelou que a F-100C foi na melhor das hipóteses uma solução provisória, a partilha de todos os vícios do F-100A. O uprated J57-P-21 motor impulsionou o desempenho, mas continuou a sofrer com barracas de compressor . Em uma nota positiva, o F-100C foi considerada uma excelente plataforma para nuclear bombardeio lance devido à sua alta velocidade de topo. O problema de acoplamento inércia foi mais ou menos abordada com a instalação de um amortecedor de guinada na 146 F-100C, mais tarde adaptado para aeronaves mais cedo. Um amortecedor de campo foi adicionado começando com o 301 F-100C, a um custo de US $ 10.000 por aeronave. [2]
Um F-100D mostrando a sua oval de admissão de ar
A adição de hardpoints "molhado" significava que o F-100C poderia levar um par de 275 gal EUA (1.040 l) e um par de 200 gal EUA (770 l) tanques de queda. No entanto, a combinação causou a perda de estabilidade direcional em altas velocidades e os quatro tanques foram logo substituídos por um par de 450 gal EUA (1.730 l) tanques de queda. Os 450s provou escasso e caro e muitas vezes foram substituídos por 335 US Gal (1.290 l) tanques menores. Mais preocupante para TAC foi o fato de que, a partir de 1965, apenas 125 F-100CS foram capazes de utilizar todas as armas não nucleares no inventário da Força Aérea, em especial bombas de fragmentação e AIM-9 Sidewinder ar-ar mísseis. [ 2] No momento em que a F-100C foi extinto em junho de 1970, 85 haviam sido perdidos em acidentes graves.
A definitiva F-100D tem como objetivo abordar as deficiências ofensivas da F-100C por ser principalmente um avião de ataque ao solo com capacidade de lutador secundário. Para este efeito, a aeronave foi equipado com piloto automático, atualizado aviônicos, e, a partir da produção de aeronaves 184, a capacidade de Sidewinder. Em 1959, 65 aeronaves foram modificados para também acionar o AGM-12 Bullpup míssil ar-terra. Para aprofundar as características de vôo perigosas, a envergadura da asa foi prorrogado por 26 em (66 cm) e uma área de cauda vertical foi aumentado em 27%.
F-100D do TFS 417, pós TFW 50 jan 1965 ("número buzz" ou seja, FW-238 pintado)
O primeiro F-100D (54-2121) voou em 24 de janeiro 1956, pilotado por Daniel Darnell. Ele entrou em serviço em 29 de Setembro 1956, com 405 Fighter Wing na Base Aérea de Langley . A aeronave sofreu de problemas de confiabilidade com o acionamento de velocidade constante, que fornece corrente constante de frequências para sistemas elétricos. Na verdade, a unidade era tão confiável que a USAF a obrigava a ter o seu próprio sistema de óleo para minimizar os danos em caso de falha. Trem de pouso e de pára-quedas de freio avarias alegou uma série de aeronaves, e as sondas de reabastecimento tinha uma tendência a romper durante as manobras de alta velocidade. Várias correções de pós-produção criou uma tal diversidade de capacidades entre aeronaves indivíduo que em 1965 cerca de 700 F-100Ds sofreu modificações fio de alta para padronizar os sistemas de armas. Modificações fio de alta levou 60 dias por aeronaves a um custo de todo o projeto de US $ 150 milhões.Em 1966, o programa de combate Skyspot equipado alguns F-100Ds com um X banda transmissor radar para permitir bombardeio dirigido-terra no tempo inclemente ou à noite.
Em 1961, na Inglaterra AFB , Louisiana, ( 401 Tactical Asa ), havia quatro esquadrões de caças-bombardeiros. Estes eram os 612th, 613th, 614 e 615 (tigres de combate). Durante a crise de Berlim (aproximadamente a Setembro de 1961) a 614 foi implantado em Ramstein Air Base , a Alemanha a apoiar os alemães ocidentais. No briefing inicial, o pessoal de 614 foram informados que, devido à proximidade da URSS, se um ICBM eram para ser lançado, eles teriam apenas 30 minutos para o lançamento da aeronave 614 e retirar-se para o bunker alemão mais próximo.
F-100D em julgamento de sistema de comprimento zero-lançamento.Piloto é Maj R. Tito. (USAF foto)
Em 1967, a USAF iniciou um programa de reforço estrutural para prolongar a vida útil da aeronave a partir das destinadas 3.000 horas de vôo para 7.000. A USAF, sozinha, perdeu 500 F-100Ds, predominantemente em acidentes. Depois de uma aeronave sofreu uma falha asa, foi dada particular atenção ao que reveste as asas com tiras de órtese externos. Durante a Guerra do Vietnã, as perdas de combate constituída até 50 aeronaves por ano. Em 7 de Junho de 1957, um F-100D equipado com um Astrodyne foguete fazendo 150.000 lbf (667,2 kN) de empuxo realizado com sucesso um lançamento de comprimento zero (Zell) . [8] Isto foi conseguido com a adição de uma grande vasilha à parte de baixo da aeronave. Esta caixinha continha um composto de pólvora negra e foi acesa electro-mecânica, levando o motor a jato de ponto de ignição mínima. [9] A capacidade foi incorporada aeronaves late-produção. Depois de um acidente grave, os Thunderbirds da USAF revertido a partir de F-105 Thunderchiefs à F-100D que operavam a partir de 1964, até que foi substituído pelo F-4 Phantom II em 1968.[10]
A USAF KB-50D do Air Command Provando Chão em Eglin AFB Florida realização da primeira operação de reabastecimento triple-ponto com três F-100CS em 1956
A F-100 foi tema de muitos programas de modificação ao longo do seu serviço. Muitos deles eram melhorias para a eletrônica, reforço estrutural e projetos para melhorar a facilidade de manutenção. Um dos mais interessante delas foi a substituição do pós-combustor original do motor J-57 com as turbinas mais avançados de aposentadosConvair F-102 Delta Dagger interceptores. Esta modificação foi alterada a aparência da extremidade traseira do F-100, acabando com o original de escape "de estilo pétala". A modificação pós-combustor começou na década de 1970 e resolveu problemas de manutenção com o tipo de idade, bem como problemas operacionais, incluindo as questões compressor tenda.
O F-100F treinador de dois lugares entrou em serviço em 1958. Ele recebeu muitas das mesmas armas e upgrades de estruturas como o F-100D, incluindo os novos pós-combustão. Em 1970, 74 F-100Fs foram perdidos em acidentes graves.
Em 1972, o F-100 foi principalmente eliminado da USAF serviço ativo e entregues a grupos de combate tático e esquadrões da ANG. Nas unidades da Guarda Nacional Aérea, o F-100 foi substituído pelo F-4 Phantom II, LTV A-7 Corsair II e A-10 Thunderbolt II , com o último F-100 se aposentar em 1979, com a introdução do F-16 Fighting Falcon . No serviço de estrangeiros, Royal Danish Força Aérea e turcos da Força Aérea F-100 seguiu em frente até 1982.
Ao longo do tempo de vida de seu serviço USAF, um total de 889 F-100 aeronaves foram destruídas em acidentes, envolvendo a morte de 324 pilotos. [11] O ano mais mortífero para F-100 acidentes foi 1958, com 116 aviões destruídos, e 47 pilotos mortos. [11]
Depois Super Sabres foram retirados de serviço, um grande número foram convertidos em drones controlados remotamente (QF-100) no âmbito do programa USAF completa Scale aérea Meta (FSAT) para uso como alvos para várias armas anti-aéreas, incluindo lutadores de transporte de mísseis e caças-interceptores, com operações FSAT sendo realizadas principalmente no Tyndall AFB , FL. Alguns F-100 também encontrou seu caminho em mãos de civis, principalmente com empreiteiros da defesa do apoio a actividades de ensaio em vôo da USAF e da NASA no Edwards AFB , CA.

Projeto do pintainho Slick [ editar ]

Uma RF-100A em vôo, inexplicavelmente marcado com o número de série AF de um Northrop F-89 Scorpion (53-2600)
North American RF-100A-10-NA Super Sabre 53-1551. Usado por um Destacamento de Apoio 7407 Sqn do Grupo de Apoio 7499. Caiu perto Neidenbach, Alemanha Ocidental 01 de outubro de 1956. Piloto removido com segurança.
Norte-americano recebeu um contrato para modificar seis F-100As para RF-100As com cinco câmeras, três Fairchild K-17 câmeras (veja Fairchild K-20 câmera) em um trimetrogon de montagem para a foto-mapping e dois Fairchild K-38 câmeras em um divisão vertical de montagem com as câmaras montadas horizontalmente, o disparo por meio de um espelho inclinado a 45 ° para reduzir os efeitos das vibrações de estruturas. Todos armamento arma foi removido e as câmeras instaladas na arma e munições baias cobertas por uma carenagem abaulada sob a fuselagem para a frente. [12]
Os pilotos selecionados treinados na F-100A em Edwards AFB e George AFB na Califórnia e, em seguida, em Palmdale para treinar com os reais RF-100As eles seriam implantados com. Os testes de vôo revelaram que o RF-100A em seu ajuste operacional pretendida de quatro tanques externos foi falta de estabilidade direcional e longitudinal, o que requer um tratamento cuidadoso e atenção aos acelerar limitações para os tanques de queda.
Uma vez que o treinamento de pilotos foi concluída em abril de 1955, três aeronaves foram mobilizados para Bitburg Air Basena Alemanha, voando para Brookley AFB em Mobile, Alabama, casulo, carregado em um porta-aviões e entregue à Short Brothers em Sydenham, Belfast para a montagem / preparação para o vôo. No Bitburg foram atribuídas Destacamento 1 do Esquadrão de Apoio 7407, e iniciou suas operações voando sobre países do bloco de Leste em alta altitude (mais de 50 mil pés) para adquirir inteligência sobre alvos militares. Muitas tentativas foram feitas para interceptar essas aeronaves sem sucesso, com algumas fotos de aeródromos lutador mostrando claramente aeronave subindo por tentativa de interceptações.O destacamento europeu, provavelmente, só realizou seis missões entre meados de 1955 e meados de 1956, quando aLockheed U-2 assumiu como o ativo de reconhecimento penetração profunda.
Três RF-100As também foram mobilizados para o Esquadrão de Reconhecimento 6021 em Yokota Air Base no Japão, mas os detalhes das operações que não estão disponíveis. Dois aviões RF-100A foram perdidos em acidentes, devido a uma provável sobrevelocidade que causou a separação de um dos tanques de queda e resultou na perda total de controle, e outro devido a um motor chama-out. Em meados de 1958, os quatro restantes RF-100As foram devolvidos para os EUA e mais tarde fornecido à República da China Força Aérea, em Taiwan.

Projeto High Wire [ editar ]

100D-F-85-NA, AF Sor. No. 56-3417, a Wings Over the Rockies Air and Space Museum (ex- Lowry AFB ),Denver, Colorado , pintado em seus originais TFS 356 , TFW 354 cores
Ver artigo principal: Projeto High Wire
"High Wire" foi um programa de modernização para selecionados F-100CS, Ds e Fs. Ela consistia de duas modificações - Atualize elétrica religação e manutenção pesada e de atualização IRAN. Religação atualizar operação consistiu na substituição de fiação e chicotes de idade, com melhoria dos projetos sustentáveis. A manutenção pesada e IRAN (inspecionar e reparar se necessário) incluiu novos kits, modificações, configurações padronizadas, reparos, substituições e completa remodelação.
Este projecto exigiu que todos os novos manuais (OT) e incrementados (ou seja, -85 e -86) números de blocos. Todos os modelos de produção posteriores, especialmente os modelos F incluído mods mais cedo fio de alta. Novos manuais incluídos ilustrações coloridas e teve o numeral romano (I) adicionado após o número de aeronaves (ou seja, a 1F-100D (I) -1S--120, em 12 de Janeiro de 1970). [13] [14]
Produção total de 2.294.

Guerra do Vietnã [ editar ]

F-100Ds do 416º Esquadrão de Caça Tático em Bien Hoa Base Aérea , Vietname do Sul, no final de junho / início de julho 1965
Um USAF F-100D de disparar foguetes no Vietnã do Sul, de 1967.
A USAF F-100F dos 352d TFS em Phu Cat Air Base, Vietnã do Sul de 1971.
Em 16 abril de 1961 seis Super Sabres foram implementados a partir de Clark Air Base , nas Filipinas, para Don Muang Airfield na Tailândia para fins de defesa aérea; os primeiros F-100 para entrar em combate no sudeste da Ásia. [15] A partir dessa data até à sua reafectação em 1971, os F-100 seria o mais antigo jet US caça-bombardeiro para lutar na Guerra do Vietnã. Servindo como MiG PAC escoltas para F-105 Thunderchiefs, MISTY FACs e doninhas selvagens sobre o Vietnã do Norte, e em seguida relegado para fechar apoio aéreo e terrestre ataques dentro Vietnã do Sul.
Em 18 de agosto de 1964, o primeiro F-100D de ser abatido por fogo de chão foi pilotado por 1 Lt Colin A. Clarke, da TFS 428; Clarke ejetado e sobreviveu. Em 4 de abril de 1965, como escoltas protegem F-105 atacando a Ponte Thanh Hoa , F-100 Super Sabres lutou primeiro jato de combate duelo da USAF ar-ar na Guerra do Vietnã, em que um F-100 pilotado pelo capitão Donald W . Kilgus derrubaram um da Força Aérea norte-vietnamitas MiG-17 tiros de canhão, usando, enquanto outro disparou Sidewinder mísseis. [16] O sobrevivente piloto norte-vietnamita confirmou três dos MiG-17 havia sido derrubado. [17]Embora registrado pelo Força Aérea dos EUA como uma morte provável, isso representou a primeira vitória aérea pela Força Aérea dos Estados Unidos no Vietnã. No entanto, a pequena força de quatro MiG-17 tinha penetrado os escoltavam F-100 para reivindicar dois F-105. A F-100 foi logo substituído pelo F-4C para MiG PAC que os pilotos observou sofreu por falta de armas interno para duelos. [18]
A Guerra do Vietnã não era conhecido por utilizar ativado Guarda Nacional do Exército, da Guarda Aérea Nacional ou outras unidades US reserva; mas sim, tinha uma reputação de serviço militar obrigatório ( alistamento militar ) durante o curso da guerra. Durante uma audiência de confirmação perante o Congresso em 1973, USAF Geral George S. Brown , que tinha ordenado a Força Aérea 7 (7 AF) durante a guerra, afirmou que cinco dos melhores esquadrões Super Sabre no Vietnã eram da ANG. [19] Isto incluiu a 120 Tactical Fighter Squadron (120 TFS) da Guarda Nacional Colorado Air , a 136 TFS do New York Air National Guard TFS, o TFS 174 da Air National Guard Iowa e 188 TFS da Guarda Aérea Nacional do Novo México . A quinta unidade era um esquadrão AF normal tripulado por principalmente Air Guarda Nacional.
Guarda Aérea Nacional do F-100 esquadrões aumentou a USAF regularmente por cerca de 100 Super Sabres no teatro, em média, para os Colorado ANG F-100, 24 missões por dia, fornecendo material bélico e munições com uma taxa de confiabilidade de 99,5%. [20] A partir de maio 1968 a abril de 1969, a ANG Super Sabres voou mais de 38 mil horas de combate e mais de 24.000 surtidas. Entre eles, ao custo de sete F-100 pilotos da guarda de ar mortos (mais um oficial de pessoal) e a perda de 14 Super Sabres à ação inimiga, os esquadrões gasto mais de quatro milhões de cartuchos de 20 milímetros canhão , 30 milhões de libras de bombas e mais de £ 10.000.000 de napalm contra o inimigo. [21]
O Hun também foi implantado como um de dois lugares modelo F-100F que viu o serviço como um "FAC Rápido" ou MistyFAC ( controlador aéreo avançado ) no Vietnã do Norte e Laos, manchando metas para outras aeronaves de caça-bombardeiro, realizando reconhecimento de estrada, e realização de SAR (Search and Rescue) missões como parte do projeto ultra-secreto Commando Sabre, baseado fora de Phu Cat e Bases Tuy Hoa ar . Ele também foi o primeiro Selvagem Weasel SEAD (supressão de defesa aérea) Aeronaves cuja tripulação especialmente treinados foram incumbidos de localizar e destruir as defesas aéreas inimigas. Quatro F-100F Selvagem Weasel Is foram equipados com uma APR-25 vector radar homing e advertência (RHAW) receptores, IR-133 receptores panorâmicas com maior faixa de detecção, e KA-60 câmeras panorâmicas. A APR-25 poderia detectar radares de alerta antecipado e, mais importante, as emissões de SA-2 Guideline sistemas de rastreamento e de orientação. Essas aeronaves implantado para Royal Air Force Base de Thai Korat , Tailândia, em novembro de 1965, e começou a voar missões de combate com o388 Tactical Fighter Wing , em dezembro. Eles se juntaram a mais três aeronaves em fevereiro de 1966. Todos os selvagens da doninhas F-100Fs acabaram sendo modificada para disparar o Shrike AGM-45 mísseis anti-radiação.
Ao final da guerra, 242 F-100 Super Sabres tinha sido perdida no Vietnã, como o F-100 foi progressivamente substituído pelo F-4 Phantom II e o F-105 Thunderchief.[22] O Hun havia registrado 360.283 missões de combate durante a guerra e suas operações de guerra chegou ao fim em 31 de julho de 1971. [23] Os quatro asas do lutador com F-100 voou mais missões de combate no Vietnã que mais de 15.000 P-51 Mustang voou durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de 1965, eles não voar para o Vietnã do Norte e, principalmente, realizadas missões de apoio aéreo aproximado. Apesar do duelo abril 1965, a Força Aérea classificou a contratação como resultando em uma matança "provável", e nenhum F-100 nunca foi oficialmente creditado com quaisquer vitórias aéreas. No F-100 no Vietnã foi perdido para combatentes inimigos, mas 186 foram derrubados por fogo antiaéreo, 7 foram destruídos de ataques vietcongues em bases aéreas e 45 caiu em incidentes operacionais. [24]

Guerra da Argélia [ editar ]

Franceses da Força Aérea Super Sabres poderia ter voado missões de combate, com greves voadas a partir de bases no interior da França contra alvos na Argélia.Os aviões foram baseados em Rheims, reabastecimento em Istres no voo de regresso a partir de atacar alvos na Argélia. A F-100 foi o principal caça-bombardeiro da Força Aérea francesa durante a década de 1960, até ser substituída pela Jaguar.

Crise Chipre [ editar ]

Foram utilizados Força Aérea turca F-100 unidades durante a invasão turca de Chipre em 1974. Juntamente com a F-104G Starfighter, forneceram apoio aéreo às tropas terrestres turcas e bombardearam alvos em torno de Nicosia.

Realizações notáveis ​​[ editar ]

Fonte: Knaack [2]
  • A primeira aeronave operacional na Força Aérea dos EUA inventário capaz de exceder a velocidade do som em vôo nivelado.
  • Em 29 de Outubro 1953, o primeiro protótipo YF-100A estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade de 755,149 mph (656,207 kn, 1,215.295 km / h) em baixa altitude.
  • Em 20 de agosto de 1955, um F-100C definir o primeiro recorde mundial de velocidade supersônica de 822,135 mph (714,416 kn, 1,323.098 km / h).
  • Em 4 de setembro de 1955, um F-100C ganhou o Bendix Trophy , cobrindo 2.235 km (2.020 milhas náuticas, 3,745 km) a uma velocidade média de 610,726 mph (530,706 kn, 982,868 kmh).
  • Em 26 de dezembro de 1956, dois F-100Ds se tornou o primeiro de sempre aeronaves para realizar com êxito buddy reabastecimento.
  • Em 13 de maio de 1957, três F-100CS estabeleceu um novo recorde mundial de distância para aviões monomotores cobrindo a 6.710 km (5.835 milhas náuticas, 10,805 km) de distância do London para Los Angeles em 14 horas e 4 minutos. O voo foi realizada utilizando o reabastecimento em voo.
  • Em 7 de agosto de 1959, dois F-100Fs se tornou o primeiro de sempre caças a sobrevoar o Pólo Norte .
  • Em 16 de abril de 1961, os primeiros USAF jatos de combate para entrar na Guerra do Vietnã .
  • Em 4 de abril de 1965, o primeiro USAF aeronave para entrar em combate jet aéreo durante a Guerra do Vietnã , enquanto escoltava F-105 Thunderchiefs ao alvo.
  • Os Thunderbirds da força aérea dos Estados Unidos operava o F-100C de 1956 até 1964. Depois de converter rapidamente para a F-105 Thunderchief, a equipe voou F-100Ds partir de julho de 1964 a novembro 1968, antes de converter para o F-4E Fantasma II.

Custos [ editar ]

Os custos estão em contemporâneos dólares dos Estados Unidos e não foram ajustados para a inflação. [2]
F-100AF-100 ° CF-100DF-100F
R & D23,2 milhões para o programa ou 10.134 rateados por aeronave
Airframe748259439323448216577023
Motor217390178554162995143527
Eletrônica854912.05010.90413.667
Armamento19.90521.12566.23066.332
Artilharia20.80712.12586843.885
Custo Flyaway1014910663181697029804445
Os custos adicionais de modificação224048110559105604
Custo por hora de voo583583
Custo de manutenção por hora de voo215249249249

Variantes [ editar ]

Protótipo YF-100A (número de série: 52-5754)
F-100As aletas de cauda diferente de 1955.
F-100D-50-NH
Um zangão pilotless QF-100D perto Base Aérea de Tyndall, na Flórida (EUA), em 1986.
YF-100A
Prototype, Modelo NA-180 dois alto, s / n 52-5754 e 5755. [25]
YQF-100

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