B-24 Liberator
| Consolidated B-24 Liberator | |
|---|---|
| B-24 Liberator | |
| Descrição | |
| Fabricante | Consolidated Aircraft |
| Primeiro voo | 1939 |
| Entrada em serviço | 1941 |
| Missão | Bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial |
| Tripulação | 7-10 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 20,6 m |
| Envergadura | 33,5 m |
| Altura | 5,5 m |
| Área (asas) | 97,4 m² |
| Peso | |
| Tara | 23.700 kg |
| Peso total | 25.000 kg |
| Peso bruto máximo | 29.500 kg |
| Propulsão | |
| Motores | 4xPratt & Whitney R-1830 motores radiais turbo supercharged |
| Força (por motor) | 900 cada kN |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 470 km/h |
| Alcance bélico | 3,400 km |
| Teto máximo | 8,500 m |
| Relação de subida | 5,2 m/s |
| Armamento | |
| Metralhadoras | 10x12,7mm metralhadoras Browning M2 |
| Mísseis/Bombas | 5,800 kg de bombas |
O Consolidated B-24 Liberator era o bombardeiro americano de maior produção que qualquer outro avião americano durante a Segunda Guerra Mundial, e foi usado pela maioria dos Aliados durante a guerra. Desenhado como um bombardeiro pesado, serviu não só nesse papel, mas também como bombardeiro de patrulha marítima (PB4Y) e como transportador pesado (C-87 ou C-109).
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