Avro Vulcan.
Vulcan | |
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Avro 698 Vulcan B.1 da RAF | |
Descrição | |
País de origem | ![]() |
Fabricante | Avro |
Produção | 1956-1965 |
Quantidade produzida | incluindo protótipos 136 unidade(s) |
Custo unitário | £ 750.000 (1956) |
Primeiro voo | 30 de agosto de 1952 (62 anos) |
Entrada em serviço | 20 de junho de 1956 |
Missão | Bombardeiro estratégico |
Tripulação | 5 (6 Vulcan B.3) |
Dimensões | |
Comprimento | 29,59 m; (B.3) 33,53 m |
Envergadura | 30,18 m; (B.3) 36,80 m |
Altura | 8,08 m; (B.2 e B.3) 8,28 m |
Área (asas) | (B.1) 30,3 m² |
Peso | |
Tara | 34144 kg |
Peso bruto máximo | 77111 kg |
Propulsão | |
Motores | 4x turbojatos Bristol Olympus 101, 102 ou 104 11 000 lbf (4 990 kgf) ou 4x turbojatos Bristol Olympus 201 ou 301 (B.2) 4x turbojatos Bristol Olympus 301 (B.3) |
Força (por motor) | (B.1) 49 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 1038,03 km/h (Mach 0.96) |
Alcance bélico | 4171 km |
Tecto máximo | 17000 m |
Armamento | |
Mísseis/Bombas | 1x míssil nuclear Blue Steel 2x pares de mísseis Sidewinder 21 t (46 300 lb) de bombas convencionais |
Facilmente identificado por suas asas em delta, foi um dos três modelos do chamado trio mágico da Real Força Aérea, os "V Bombers", sobre o qual repousou por mais tempo a dissuasão nuclear da Inglaterra. Notável bombardeiro tático a baixa altura (versão B.2). Não transportava armamento defensivo.
O protótipo efetuou o seu primeiro võo de ensaio em 1952. Mas foi somente em 1957 que a versão B.Mk1 começou a equipar os esquadrões da RAF. O Vulcan deixou o serviço na RAF no início dos anos 80, não antes, porém, de realizar em 1982 sua única missão de combate real: raides extremamente longos com o código "Black Buck", quando bombardearam a pista e as instalações de radar de Port Stanley, durante a Guerra das Malvinas. Durante uma dessas missões, em 3 de junho de 1982, um Vulcan (nº XM597) sofre uma pane hidráulica e não consegue efetuar o reabastecimento em voo.1 Para não cair no mar, invade o espaço aéreo brasileiro sendo escoltado por caças Northrop F-5E Tiger II até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde faz um pouso de emergência, causando um incidente diplomático entre Argentina, Brasil e Grã Bretanha. Após sete dias retido, o avião é autorizado a retornar à sua base na ilha de Ascensão2 3
Avro XM 597 | |||||||||
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