domingo, 11 de janeiro de 2015

Avião Bombardeiro Avro Vulcan


Avro Vulcan.

Vulcan
Avro 698 Vulcan B.1 da RAF
Descrição
País de origem Reino Unido
FabricanteAvro
Produção1956-1965
Quantidade
produzida
incluindo protótipos 136 unidade(s)
Custo
unitário
£ 750.000 (1956)
Primeiro voo30 de agosto de 1952 (62 anos)
Entrada em serviço20 de junho de 1956
MissãoBombardeiro estratégico
Tripulação5 (6 Vulcan B.3)
Dimensões
Comprimento29,59 m; (B.3) 33,53 m
Envergadura30,18 m; (B.3) 36,80 m
Altura8,08 m; (B.2 e B.3) 8,28 m
Área (asas)(B.1) 30,3 m²
Peso
Tara34144 kg
Peso bruto máximo77111 kg
Propulsão
Motores4x turbojatos Bristol Olympus 101, 102 ou 104
11 000 lbf (4 990 kgf) ou
4x turbojatos Bristol Olympus 201 ou 301 (B.2)
4x turbojatos Bristol Olympus 301 (B.3)
Força (por motor)(B.1) 49 kN
Performance
Velocidade máxima1038,03 km/h (Mach 0.96)
Alcance bélico4171 km
Tecto máximo17000 m
Armamento
Mísseis/Bombas1x míssil nuclear Blue Steel
2x pares de mísseis Sidewinder
21 t (46 300 lb) de bombas convencionais
Avro Vulcan é um bombardeiro estratégico de grande autonomia fabricado na Inglaterra pela Avro.
Facilmente identificado por suas asas em delta, foi um dos três modelos do chamado trio mágico da Real Força Aérea, os "V Bombers", sobre o qual repousou por mais tempo a dissuasão nuclear da Inglaterra. Notável bombardeiro tático a baixa altura (versão B.2). Não transportava armamento defensivo.
O protótipo efetuou o seu primeiro võo de ensaio em 1952. Mas foi somente em 1957 que a versão B.Mk1 começou a equipar os esquadrões da RAF. O Vulcan deixou o serviço na RAF no início dos anos 80, não antes, porém, de realizar em 1982 sua única missão de combate real: raides extremamente longos com o código "Black Buck", quando bombardearam a pista e as instalações de radar de Port Stanley, durante a Guerra das Malvinas. Durante uma dessas missões, em 3 de junho de 1982, um Vulcan (nº XM597) sofre uma pane hidráulica e não consegue efetuar o reabastecimento em voo.1 Para não cair no mar, invade o espaço aéreo brasileiro sendo escoltado por caças Northrop F-5E Tiger II até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde faz um pouso de emergência, causando um incidente diplomático entre ArgentinaBrasil e Grã Bretanha. Após sete dias retido, o avião é autorizado a retornar à sua base na ilha de Ascensão2 3
Avro XM 597
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Durante a Guerra das Malvinas o Avro Vulcan XM 597 fez um posuo de emergência no Aeroporto do Galeão em 1982. Hoje a aeronave repousa noNational Museum of Flight, em East Lothian,Escócia



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