AV-8 Harrier II
AV-8B Harrier II EAV-8B Matador II | |
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Um AV-8B do USMC pairando | |
Descrição | |
País de origem | ![]() ![]() |
Fabricante | McDonnell Douglas / Britsh Aerospace/ Boeing / BAE Systems |
Produção | 1981-2003 |
Quantidade produzida | 337 unidade(s) |
Custo unitário | US$ 24-30 milhões |
Desenvolvido de | Hawker Siddeley Harrier |
Primeiro voo | YAV-8B: 9 de novembro de 1978(36 anos) AV-8B: 5 de novembro de 1981(33 anos) |
Entrada em serviço | janeiro de 1985 |
Missão | Aeronave de ataque ao solo V/STOL |
Tripulação | 1 |
Dimensões | |
Comprimento | 14,12 m |
Envergadura | 9,25 m |
Altura | 3,55 m |
Área (asas) | 22,61 m² |
Peso | |
Tara | 6340 kg |
Peso total | 10410 kg |
Peso bruto máximo | 14100 kg decolagem normal e decolagem vertical 9415 kg |
Propulsão | |
Motores | 1x turbofan de empuxo vetorial Rolls-Royce F402-RR-408 com empuxo de 23 500 lbf (10 700 kgf) |
Força (por motor) | 105 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 1083 km/h (Mach 0.885) |
Alcance bélico | 556 km |
Alcance | 2200 km |
Relação de subida | 0,074 m/s |
O Harrier II é a segunda geração de aviões a jacto STOL/V/STOL de ataque ligeiro, utilizado pelos Corpo de Marines dos Estados Unidos, Força Aérea Real (RAF), Marinha da Espanha e a Marinha da Itália. O Harrier é conhecido pela sua capacidade de decolagem vertical.
História[editar | editar código-fonte]
O avião é conhecido por AV-8B Harrier II no seio dos Marines, e pela RAF como GR7/GR9. O AV-8A foi um Hawker Siddeley Harrier GR.3 não modificado, requisitado pelos Marines. O AV-8B é um redesenho deste avião, incorporando novas asas de compósito, novo cockpit e aviónica, bem como um motor, mais potente. As novas asas possibilitam a decolagem de cargas superiores em peso, bem como de armamento, embora o motor mais potente do Harrier II seja mais lento em 80 km/h (50 mph) que o seu predecessor.
Substituição[editar | editar código-fonte]
É previsto que este avião seja substituido pelo F-35 Lightning II versão B, que também poderá decolar verticalmente.
Especificações (AV-8B Harrier II Plus)
- Descrições gerais
- Tripulação: 1
- Comprimento: 14,12 m (46 ft)
- Envergadura: 9,25 m (30 ft)
- Altura: 3,55 m (12 ft)
- Área alar: 22,61 m² (243 ft²)
- Peso vazio: 6 340 kg (14 000 lb)
- Peso bruto (carregado): 10 410 kg (22 900 lb)
- Peso de decolagem:
- Motorização
- Número de motores: 1x
- Tipo do motor: Turbofan de empuxo vetorial
- Fabricante/modelo: Rolls-Royce F402-RR-408
- Empuxo por motor: 10 700 kgf (23 600 lbf) (105 kN)
- Performance
- Velocidade máxima: 1 083 km/h (673 mph)
- Velocidade total em Mach: 0,885 Ma (1 080 km/h)
- Velocidade total em Nó: 584 kn (1 080 km/h)
- Alcance: 2 200 km (1 370 mi)
- Alcance bélico: 556 km (345 mi)
- Razão de subida: 0,074 m/s
- Carga alar: 460,4 kg/m²
- Armamentos
- Metralhadoras/canhões: 1x canhão General Dynamics GAU-12 Equalizer 25 mm (0,984 in) tipo gatling de 5 canos
- Número de pilones: 6x
- Capacidade dos pilones (kg): 4 200 kg (9 260 lb)
- Bombas dos pilones:
- Foguetes dos pilones: 19x CRV7 de 70 mm (2,76 in)
- Mísseis dos pilones:
- Ar-ar
- 4x AIM-9 Sidewinder ou similar
- 6x AIM-120 AMRAAM
- Ar-superfície
- 6x AGM-65 Maverick ou
- 2x Boeing AGM-84 Harpoon
- 2x AGM-88 HARM
- Ar-ar
- Outras cargas dos pilones: Até 4x tanques de combustíveis descartáveis de 300 US-gal (1 140 l), 330 US-gal (1 250 l) ou 370 US-gal (1 400 l)
- Equipamentos de orientação
- Aviônicos: Radar Raytheon AN/APG-65
Iluminador de alvo AN/AAQ-28V
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