quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Republic P-47 Thunderbolt 'Snafu'


Republic P-47 Thunderbolt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
P-47 Thunderbolt
Republic P-47N Thunderbolt em flight.jpg
P-47N voando sobre o Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
PapelAvião de combate bombardeiro
FabricanteRepublic Aviation
DesenhistaAlexander Kartveli
Primeiro voo06 de maio de 1941
Introdução1942
Aposentado1966, a Força Aérea do Peru
Os principais usuáriosEstados Unidos Forças Aéreas do Exército
Royal Air Force
Força Aérea Francesa
Produzido1941-1945
Número construído15660 [1]
Custo unitário
US 85 mil dólares em 1945 [2]não em citação dada ]
VariantesRepública XP-72
Republic P-47 Thunderbolt foi um dos maiores e mais pesados ​​aviões de caça na história a ser alimentado por um único motor a pistão . Foi fortemente armado com oito calibre .50 metralhadoras , quatro por ala. Quando totalmente carregado, o P-47 pesava até oito toneladas, e no caça-bombardeiro papéis de ataque ao solo poderia levar cinco polegadas foguetes ou uma carga de bombas significativo de £ 2.500; poderia transportar mais de metade da carga útil do bombardeiro B-17 em missões de longo alcance (embora o B-17 teve uma gama muito maior). A P-47, com base no poderoso Pratt & Whitney R-2800 -motor Double Wasp mesmo motor usado por dois caças da Marinha dos EUA de muito sucesso, o Grumman F6F Hellcat e Vought F4U -foi para ser muito eficaz como um curto-to -Médio lutador faixa de escolta em alta altitude de combate ar-ar e, quando desencadeou como um caça-bombardeiro, revelou-se particularmente adepto de ataque ao solo , tanto na II Guerra Mundial Europeudo Pacífico Theaters.
A P-47 foi um dos principais Estados Unidos Forças Aéreas do Exército (USAAF) combatentes da II Guerra Mundial , e servido com outros aliados forças aéreas, nomeadamente as da França, Grã-Bretanha e Rússia.Esquadrões mexicanas e brasileiras que lutam ao lado os EUA estavam equipados com o P-47.
A funcionalidade da cabine blindada estava dentro espaçoso, confortável para o piloto, e ofereceu uma boa visibilidade. A US aeronaves de ataque ao solo moderno-dia, a República Fairchild A-10 Thunderbolt II , leva o seu nome a partir da P-47. [N 1]

Desenvolvimento [ editar ]

A P-47 Thunderbolt, ou "The Jug", como ele veio a ser conhecido, era um projeto de imigrante georgiano Alexander Kartveli , e foi para substituir o Seversky P-35 , que foi desenvolvido anteriormente pelo imigrante russo Alexander P. de Seversky (nascido no mesmo lugar como Kartveli:. Tbilisi, Georgia) [N 2] Ambos tinham deixado a sua terra natal para escapar dos bolcheviques . [5] [N 3]

P-43 Lancer / XP-47B [ editar ]

Lutador de pré-guerra americana Republic P-43 Lancer
P-47 disparando suasmetralhadoras M2 durante noite de artilharia
Em 1939, a Republic Aviation projetou o AP-4 manifestante alimentado por um Pratt & Whitney R-1830 motor radial com um montado na barriga turbocompressor . Enquanto o resultante Republic P-43 Lancer estava em produção limitada, República estava trabalhando em uma melhor P-44 foguete com um motor mais potente, bem como sobre um lutador designou a AP-10.Este último era um avião leve alimentado pela Allison V-1710 com refrigeração líquida V-12 motor e armado com oito 0,50 em (12,7 mm) de máquina M2 Browning armas . United States Army Air Corps (USAAF) apoiou o projeto e deu-lhe a designação XP-47.
Como a guerra na Europa escalado na Primavera de 1940, República e do USAAC concluiu que o XP-44 e do XP-47 foram inferiores aos caças alemães. República tentou, sem sucesso para melhorar o projeto, propondo o XP-47A. Kartveli posteriormente veio com um lutador totalmente novo e muito maior do que foi oferecido ao USAAC em junho de 1940. A Força Aérea pediu um protótipo, em setembro, a designar o XP-47B. A XP-47A, que tinha quase nada em comum com o novo design, foi abandonada.
A XP-47B foi de todo em metal de construção (exceto para as superfícies de controle de cauda cobertas de tecido) com asas elípticas , com um bordo de ataque direto que foi um pouco puxado para trás. cabine era espaçosa e assento do piloto foi confortável- "como uma cadeira de salão", como um piloto depois colocá-lo. O piloto foi fornecido com todas as conveniências, incluindo cabine ar condicionado . As portas do dossel articulada para cima. Principais e auxiliares tanques de combustível auto-selante foram colocados sob a cabine, permitindo uma capacidade total de combustível de 305 gal EUA (1155 L).
Um motor P-47 com a carenagem removido. Uncompressed ar entra através de uma entrada por baixo do motor, e é transportada para o turbo atrás do piloto através da conduta de prata na parte inferior. O tubo verde-oliva retorna o ar comprimido para o motor [5]
Poder veio de um Pratt & Whitney R-2800 Duplo Wasp de duas linhas motor radial de 18 cilindros produzindo 2.000 hp (1.500 kW) -o mesmo motor que iria pôr o protótipo Vought XF4U-1 lutador em outubro de 1940, com o dobro Vespa em o XP-47B transformar uma de quatro pás Curtiss elétrica constante velocidade da hélice de 146 em (3,7 m) de diâmetro. A perda da AP-4 protótipo a um incêndio no motor terminou experimentos de Kartveli com apertadas carenagens , assim que o motor foi colocado em uma carenagem amplo que abriu na frente em um "colar de cavalo" em forma de elipse. A carenagem admitiu ar de arrefecimento para o motor, resfriadores de óleo direita a esquerda e, e turbo intercooler sistema. Os gases de escape do motor foram encaminhados para um par de wastegate viatura equipado tubos que decorreu ao longo de cada lado da cabine para accionar a turbina turbosupercharger na parte inferior da fuselagem a meio caminho entre cabine e da cauda. Na potência máxima, os tubos brilhava vermelho na sua frente e termina a turbina girada em 21.300 rpm. [7] O sistema turbosupercharger complicada com sua canalização deu o XP-47B uma fuselagem de profundidade, e as asas teve de ser montado em um relativamente alto posição. Isso era um problema, desde há muito trem de pouso foi necessário para fornecer distância ao solo para a hélice. Para reduzir o tamanho e peso da engrenagem longo de pouso e de modo que as metralhadoras montadas de asa poderia ser montado, cada engrenagem principal escora foi equipado com um mecanismo pelo qual ele telescoped out 9 em (23 cm) quando estendida.
A XP-47B foi muito grande aeronave para o seu tempo com um peso vazio de £ 9.900 (4.490 kg), ou 65% a mais do que o YP-43. Kartveli é dito ter comentou: "Vai ser um dinossauro, mas vai ser um dinossauro com boas proporções." [8] O armamento consistia em oito calibre .50 (12,7 mm) "barril de light" máquina Browning AN / M2 armas , quatro em cada asa. As armas foram escalonados para permitir a alimentação de side-by-side caixas de munição, cada um com capacidade de 350 round.Embora os britânicos já possuía oito caças-gun, o Hurricane eo Spitfire , e até mesmo o 12-gun Typhoon , eles usaram menor calibre 0,303 em (7,7 mm)metralhadoras.
A XP-47B voou pela primeira vez em 06 de maio de 1941 com Lowry P. Brabham nos controles. Embora houvesse problemas menores, como um pouco de fumaça do cockpit que acabou por ser devido a um gotejamento de óleo, a aeronave provou impressionante em seus primeiros ensaios. Ele acabou por ser perdido em um acidente no dia 8 de agosto de 1942, mas antes disso contratempo, o protótipo tinha alcançado um nível de velocidade de 412 mph (663 km / h) a 25.800 pés (7.864 m) de altitude, e havia demonstrado uma subida do nível do mar a 15.000 pés (4.600 m) de altitude em cinco minutos. [9]

P-47B / RP-47B e XP-47E / XP-47F [ editar ]

P-47B-CU 41-5905
atribuído ao FG 56 no aeroporto de Teterboro
A XP-47B deu os recém reorganizados estados unidos Forças Aéreas do Exército motivo de tanto otimismo e apreensão.Apesar de possuir um bom desempenho e poder de fogo, o XP-47B teve sua cota de problemas de adaptação:
  • A sua dimensão e limitado ao solo-hélice em uma atitude de nível fuselagem feita para decolagens desafiadoras que exigiu pistas longas-o piloto teve que segurar o rabo baixo até que a velocidade considerável foi alcançada na corrida inicial.
  • Os lados de abertura do dossel covers tinha uma tendência a geléia.
  • A instalação de vários arma, com o seu ajuste apertado e faixas cinto de munição apertados, teve problemas congestionamentos, especialmente durante e após a manobra difícil.
  • Manobrabilidade era menos do que o desejado, quando comparado com o Supermarine Spitfire e Messerschmitt Bf 109 .
  • O sistema de ignição se arqueou em alta altitude.
  • O acesso ao acessório motor pad traseiro era difícil devido ao curto montagem de motor utilizado.
  • Em alta altitude os ailerons "arrebatou e congelou".
  • Em altas velocidades das cargas de controle foram considerados excessivos.
República abordou os problemas de montagem de um dossel para trás-deslizante que pode ser descartada em caso de emergência, um sistema de ignição pressurizado, e novas superfícies de controle all-metal. O acesso à manutenção deficiente à radial Duplo Wasp sobre os subtipos B-series teve que esperar até o P-47C introduziu montar um novo motor. Enquanto os engenheiros trabalharam freneticamente para obter a sua "dinossauro" para voar para a direita, a USAAF ordenou 171 P-47B s. Um protótipo de engenharia P-47B foi entregue em dezembro de 1941, com um protótipo de produção seguinte, em março de 1942, e com o primeiro modelo de produção desde maio. República continuou a melhorar o design como P-47Bs foram produzidos, e, apesar de tudo P-47Bs teve o canopy deslizante e a nova General Electric regulador turbosupercharger para o motor R-2800-21, recursos como all-metal superfícies de controle não eram padrão no início. Uma modificação na P-47B, também necessário para os primeiros sinais de Marinha os EUA F4F Wildcat e F6F Hellcat foi o mastro de rádio atrás do cockpit, que foi para a frente inclinada para manter o comprimento do fio de antena originalmente projetado, apesar de o novo canopy deslizante.
O P-47B levou a algumas variantes "um fora". Um único reconhecimento aeronave designada RP-47B foi construído. Em setembro de 1942, a 171ª e última P-47B(41-6065) também foi usado como uma plataforma de teste sob a designação XP-47E para avaliar o motor R-2800-59, uma cabine pressurizada com um dossel articulada e, eventualmente, um novo Hamilton Standard hélice. Os planos para a produção foram cancelados depois de maior ênfase em operações de baixo nível a Europa. [10] [11] Outra P-47B mais tarde foi equipado com um novo fluxo laminar asa em busca de maior desempenho e redesignado XP-47F.
Em 1942, um exemplo do potencial 3,000hp Fairey P-24 Monarch motor juntamente com o Fairey Batalha cama de teste foi instalado em foi enviado para Wright Fieldpara testes com vista à possível instalação na P-47. Depois de cerca de 250 horas de vôo de teste da P-24, com motor de batalha no campo de Wright, a idéia de re-motor a P-47 com a P-24 não foi posteriormente realizará. [12]

P-47C [ editar ]

Mudanças na produção gradualmente abordou os problemas com P-47B, e em equilíbrio, com a experiência, a USAAF decidiu que a P-47 valeu a pena, e rapidamente seguiu o pedido inicial de P-47Bs com outro fim para mais de 602 exemplos de um modelo melhorado , denominado P-47C, com a primeira variante da presente entregue em Setembro de 1942. A inicial P-47Cs foram muito semelhantes para o P-47B.
Republic P-47C-2-RE Thunderbolts do 61º Esquadrão de Caça, 56 Grupo de Caça 41-6265 identificável de 1943.
As primeiras entregas do Thunderbolt ao USAAF foram ao 56º Grupo de Caça , que também estava em Long Island . A 56 serviu como uma unidade de avaliação operacional para o novo caça. Problemas iniciais continuou. Um piloto de testes da República foi morto na quinta de produção P-47B quando ele saiu do controle em um mergulho em 26 de março de 1942, e deixou de funcionar devido a uma falha do conjunto de cauda , após superfícies da cauda cobertas de tecido inchou e rompido. [13] A introdução do leme revista e sistemas de equilíbrio elevador e outras mudanças corrigido esses problemas.Apesar dos problemas, a USAAF estava interessado o suficiente para solicitar um adicional de 602 exemplos do refinado P-47C, com o primeiro da variante entregue em setembro de 1942.
Essencialmente semelhante ao P-47B, a P-47C inicial destaque reforçada toda em metal superfícies de controle, um regulador turbosupercharger GE atualizado, e um mastro de rádio vertical curta. Após a fabricação inicial de um bloco de 57 P-47Cs, a produção mudou-se para o P-47C-1, que teve um 13 em (33 cm) de extensão fuselagem dianteira da cabine no firewall para corrigir problemas centro de gravidade, a facilidade motor manutenção e permitir a instalação de um novo motor de montagem.Havia uma série de outras alterações, como escapamentos de revistas para os resfriadores de óleo, e correções para freios, sistemas de material rodante e elétricas, bem como um leme e profundor equilíbrio redesenhado. Os 55 P-47C-1s foram seguidos por 128 P-47C-2s que introduziram um hardpoint central com menores de fuselagem grilhões tanto para uma £ 500 (227 kg) bomba ou um combustível 200 US gal (758 l, 167 Imp gal) tanque que conformada para a parte inferior da fuselagem. A principal produção P-47C sub-variante foi a P-47C-5, que introduziu uma nova antena chicote e o motor R-2800-59 com injeção de água-metanol com uma energia de emergência guerra classificação de 2.300 hp (1.716 kW). Com o uso de pressurizadas tanques de queda , o P-47C foi capaz de alargar a sua gama de missões que começam 30 de julho de 1943. [9]
Até o final de 1942, a maior parte dos problemas com a P-47 foram trabalhadas e P-47Cs foram enviados para a Inglaterra. O 56º FG foi enviado ao exterior para se juntar à Oitava Força Aérea, cuja quarta e Grupos Lutador 78 seria equipada com o Thunderbolt também.

P-47D / P-47G e XP-47K / XP-47L [ editar ]

Republic P-47D Thunderbolt.
Refinamentos do raio continuou, levando à P-47D, que foi produzida a versão mais construído com 12.602. O modelo de "D", na verdade, formados por uma série de blocos de produção em evolução, o último dos quais estavam visivelmente diferente do primeiro.
O primeiro P-47D eram na verdade o mesmo que P-47Cs. República não poderia produzir Thunderbolts rápido o suficiente em sua Farmingdale planta em Long Island, então uma nova fábrica foi construída em Evansville, Indiana . A planta Evansville construiu um total de 110 P-47D, que estavam completamente idêntico ao P-47C-2s. Aeronaves Farmingdale foram identificados pelo sufixo "OD" após o número do bloco, enquanto aeronave Evansville receberam o sufixo "-RA".
O P-47D-1 a P-47D-6, o P-47D-10, e o P-47D-11 alterações incorporadas sucessivamente, tais como a adição de mais aletas de arrefecimento do motor em torno da parte de trás da tampa para reduzir o sobreaquecimento do motor problemas que tinha sido visto no campo. Motores e subsistemas motor viu refinamento, assim como os sistemas de combustível, óleo e hidráulicos. Adicional blindagem também foi adicionado para o piloto.
O P-47D-15 foi produzido em resposta a pedidos de unidades de combate para aumentar o alcance. A capacidade interna de combustível foi aumentada para 375 gal EUA (1.421 l) e os suportes de bombas sob as asas foram feitas "molhado" (equipado com encanamento de combustível) para permitir que um jettisonable tanque gota pressurizado pela saída do ar ventilado para ser realizada no âmbito de cada asa, para além do tanque de barriga. Cinco diferentes tanques auxiliares foram montados no Thunderbolt durante a sua carreira:
  • 200 US galões (758 l) tanque de balsa , um conformado tanque jettisonable em forma de banheira feita de papel, que mal conseguia ver o chão em aeródromos de grama, foi usado como uma medida provisória entre 30 de Julho e 31 de agosto de 1943;
  • 75 US gal (284 l) tanque de gota, um tanque de aço em forma de lágrima padronizado inicialmente produzido para a P-39 Airacobra , foi adaptado para a P-47 com início 31 de agosto de 1943, inicialmente realizado em uma manilha da barriga, mas usados ​​em pares em 1944 como tanques underwing e adotada como um acessório padrão no inventário dos EUA;
  • 108 US gal (409 l) tanque de gota, um tanque cilíndrico de papel de concepção e fabrico britânico, usado como um tanque de barriga começando em setembro de 1943 e um tanque de asa em abril de 1944;
  • 150 US gal (568 l) tanque de gota, um tanque de aço usado pela primeira vez como uma barriga de 20 de fevereiro de 1944, e um tanque de underwing 22 de maio de 1944;
  • 215 US gal (810 l) tanque de barriga, um tanque de aço de largura, plano desenvolvido pela VIII Serviço de Comando que permitiu pilões asa-de desempenho degradante para ser removido, foi usado pela primeira vez em fevereiro de 1945.
P-47D-22RE 42-25969
8 AF / 361 FG / 376 FG
pilotado pelo Capitão. John D. Duncan.
Os tanques feitos de papel plástico-impregnados (laminado) não poderia armazenar combustível por um período prolongado de tempo, mas eles trabalharam muito bem para o tempo que levou para voar uma única missão. Estes tanques foram mais barato, mais leve e eram inúteis para o inimigo se recuperou após uma queda, não só fez eles se separam, mas eles não fornecem o inimigo com todos os materiais reutilizáveis ​​que podem ser limpados para o seu próprio esforço de guerra. Com o aumento da capacidade de combustível, a P-47 era agora capaz de realizar missões de escolta profundamente em território inimigo. A desvantagem para o seu uso era que os lutadores não poderia pousar com os tanques no lugar devido ao risco de ruptura e explosão. Fighters lembrou de uma missão ou que não eram obrigados a abandonar algum motivo para largar tanques de papel em uma área designada "dump" em seus respectivos campos, resultando em perdas substanciais de combustível de aviação.
O P-47D-16, D-20, D-22 e D-23 foram semelhantes aos do P-47D-15, com pequenas melhorias no sistema de combustível, subsistemas de motor, um dossel jettisonable, e uma prova de balas pára-brisa . Começando com a aeronave bloco 22, a hélice narrow-chorded originais Curtiss foi substituído por hélices com lâminas maiores, a planta de Evansville a mudança para uma nova hélice Curtiss com um diâmetro de 13 pés (3,96 m) e da planta Long Island usando um Hamilton Standard hélice com um diâmetro de 2 a 13 pés (4,01 m).Com as hélices maiores mal tendo 6 em (152 mm) de distância ao solo, os pilotos Thunderbolt teve que aprender a ser cuidadoso em decolagens para manter a cauda para baixo até que eles obtiveram distância ao solo adequado, e sobre os desembarques a incendiar o avião corretamente. Não fazê-lo danificado tanto a hélice e da pista. Uma modificação para as pernas Maingear foi instalado para estender as pernas engrenagem através de um motor elétrico (un-estendendo antes de retração) para acomodar o diâmetro da hélice maior. O P-47D-25 era um modelo com maior alcance, poder de fogo e capacidade de manobra.
Mesmo com duas plantas República implantação da P-47, a USAAF ainda não estava recebendo o maior número de Thunderbolts como eles queriam.Consequentemente, um acordo foi feito com Curtiss para construir a aeronave sob licença em uma fábrica em Buffalo, Nova York . A planta Curtiss experimentado graves problemas e atrasos na produção de Thunderbolts, e os 354 caças Curtiss-construídos foram relegados para STATESIDE treinamento de vôo avançado. [14] O avião Curtiss foram todos designados P-47G, e um sufixo "-cu" foi usado para distingui-las de outra produção. O primeiro P-47G era totalmente idêntico ao P-47C, o P-47G-1 era idêntico ao P-47C-1, enquanto que a sequência P-47G-5, P-47G-10 e P-47G- 15 sub-variantes foram comparáveis ​​para o P-47D-1, P-47D-5 e P-47D-10, respectivamente. Dois P-47G-15 foram construídos com o cockpit estendido para a frente até mesmo antes do bordo de ataque da asa para fornecer assentos tandem, designado TP-47G, essencialmente para fornecer uma variante trainer. A segunda posição do grupo foi acomodados por substituição de um tanque de combustível muito menor principal. O "Doublebolt" não entrar em produção, mas modificações semelhantes foram feitas no campo para mais velhos P-47, que foram então usados ​​como esquadrão "hacks" (aeronaves utilitário diversos).

Bubbletop P-47 [ editar ]

República XP-47K (S / N 42-8702)
Todos os P-47 produzidos a esse ponto tinha uma configuração canopy "Razorback" com uma espinha fuselagem de altura atrás do piloto, o que resultou em pouca visibilidade para a parte traseira. Os britânicos também tive esse problema com seu avião de caça, e tinha inventado o abaulado " Malcolm capô copa "para o Spitfire como uma solução inicial. Este tipo de dossel foi montado no campo para muitos North American P-51 Mustang , e um punhado de P-47D (e muito mais em P-47Bs e P-47Cs). No entanto, os britânicos, em seguida, veio com uma solução muito melhor, a elaboração de uma visão de conjunto "bolha copa "para o Hawker Typhoon . Funcionários da USAAF gostei da bolha dossel, e rapidamente adaptou-a para lutadores americanos, incluindo a P-51 e da Thunderbolt. O primeiro P-47 com um dossel bolha foi um modificado P-47D-5 concluída no verão de 1943 e redesignado XP-47K. Outra mais velho P-47D foi modificado para fornecer uma capacidade interna de combustível de 370 gal EUA (1.402 l) e dada a designação XP-47L. O canopy bolha e maior capacidade de combustível foram então rolou em produção em conjunto, resultando no bloco 25 P-47D (em vez de uma nova designação variante). As primeiras entregas para grupos de combate começaram maio 1944.
Foi seguido por variantes bolha-top semelhantes, incluindo a P-47D-26, D-27, D-28 e D-30. Melhorias adicionados nesta série incluiu refinamentos motor, capacidade de combustível mais interna, e a adição de abas de recuperação de mergulho. Reduzindo a fuselagem traseira para acomodar a bolha produzida dossel de guinadainstabilidade, e o P-47D-40 apresentou uma extensão barbatana dorsal sob a forma de um triângulo estreita que funciona a partir do leme vertical para a antena de rádio. O filé fin foi adaptado no campo à anteriores P-47D bubble-top variantes. O P-47D-40 também contou com provisões para 10 "tamanho zero" lançadores de stub para 5 em (127 mm) foguetes aeronaves de alta velocidade (HVARs), bem como o novo K-14 computing mira. Esta foi uma cópia licença de construção do britânicoFerranti Mark GGS IID computação vista giroscópico que permitiu que o piloto para discar envergadura alvo e alcance, e então mover o retículo mira para compensar o desvio necessário.
Os BubbleTop P-47s foram apelidados de "Superbolts" por pilotos de combate no campo. [15]
XP-47H

XP-47H / XP-47J [ editar ]

República fez várias tentativas para melhorar ainda mais a P-47D:
Dois XP-47h s foram construídos. Eles eram grandes regravações de Razorback existente P-47D para acomodar um Chrysler IV-2220 -11 16 cilindros em V invertido refrigerado a água. O avião foi até 500 mph carece de fontes? ], mas, com o fim da guerra, ele nunca viu a produção.
XP-47J
XP-47J começou como um pedido de novembro 1942 a República para uma versão de alto desempenho do Thunderbolt usando uma estrutura mais leve e um motor uprated com injeção de água e refrigeração ventilador. Kartveli projetado uma aeronave equipada com um apertado-cowled Pratt & Whitney R-2800 -57 (C) com uma classificação de emergência de guerra de 2.800 hp (2.090 kW), redução de armamento de seis 0,50 em (12,7 mm) metralhadoras, um novo e asa mais leve, e muitas outras variações. O único-47J XP voou pela primeira vez no final de novembro 1943 pelo piloto de testes da República Mike Ritchie. Menos de um ano depois, ele voou para os livros de história da aviação que marcam um novo marco para a velocidade. [16] página necessário ]
Quando equipado com a GE CH-5 turbosupercharger, o XP-47J atingido uma velocidade máxima de 505 mph (440 kn, 813 kmh) em nível de vôo em 04 de agosto de 1944 a 34.500 pés sobre um curso em Farmingdale, NY. No avião motor de pistão da época da Segunda Guerra Mundial que nunca voou mais rápido do que a velocidade alcançada pelo piloto de testes Mike Ritchie no XP-47J. Demorou quase meio século para que recorde de velocidade a ser abordado novamente em um avião de motor a pistão. Em 16 de agosto, 1989, Darryl Greenamyer pilotou o seu altamente modificado Grumman F8F Bearcat para um novo registro oficial certificada FAI mundial de velocidade de 483 mph para um motor a pistão sobre o curso no centro de testes da Força Aérea Edwards. Recorde de velocidade de Ritchie na P-47J, não foi superada até 21 de agosto de 1989, quando Lyle Shelton pilotou um diferente modificado Grumman Bearcat (com um maior Wright R-3350 motor Duplex Cyclone) e estabeleceu um novo recorde oficial FAI em 523,586 mph.

P-47M [ editar ]

Republic P-47M-1.
P-47M foi uma tentativa mais conservadora para chegar a um desempenho superior ("Sprint") versão do Thunderbolt, projetado para perseguir bombas voadoras V-1 , feito, em parte, pela redução de armamento de oito de calibre .50 Colt-Browning M2 metralhadoras a seis. [17] Em setembro de 1944, quatro fuselagens P-47D-27-RE (s / n 42-27385 / 42-27388)foram modificadas em protótipo YP-47M s ajustando o R- 2800-57 motor (C) e a GE CH-5 turbo-compressor, uma combinação que poderia produzir 2.800 hp (2.089 kW) a 32.500 pés (9.900 m) ao usar Wartime de energia de emergência (injeção de água). Freios a ar foram adicionados a superfícies inferiores da asa para permitir a frenagem depois de um mergulho em sua presa. O YP-47M tinha uma velocidade máxima de 473 mph (410 kn, 761 kmh) e foi colocado em produção limitada com 130 (suficiente para um grupo) construído. No entanto, o tipo sofrido problemas iniciais graves no campo devido ao motor altamente sintonizado. Os motores foram incapazes de chegar a temperatura de operação e ajustes de potência e freqüência falhou nos primeiros voos a partir de uma variedade de causas: arreios ignição rachado em altas altitudes, cortando conexões elétricas entre o magneto e distribuidor, e diafragmas válvula carburador também falhou. Rupturas do tanque de óleo persistentes em motores de substituição foram encontrados para ser o resultado de proteção inadequada contra a corrosão de água salgada durante o transbordo. No fim das contas, era simplesmente erros cometidos pelos fabricantes R-2800-57 (C) do motor do modelo que levou a estas questões com o P-47M. No momento em que os insetos foram trabalhados, a guerra na Europa estava quase no fim. No entanto, P-47Ms ainda destruiu 15 aviões inimigos em combate aéreo, resultados normais para qualquer tipo de lutador de março a maio de 1945, quando os encontros aéreos com a Luftwaffe eram raros. Toda a produção total de 130 P-47Ms foram entregues ao 56º Grupo de Caça , e foram responsáveis ​​por todos os sete desse grupo jato shoot-downs. Doze foram perdidos em acidentes operacionais com o Grupo 56, resultando em 11 mortes, dois depois VE Day, e dois (44-21134 em 13 de Abril de 1945, e 44-21230 em 16 de Abril 1945) foram abatidos em combate, tanto pelo fogo de chão.
A segunda YP-47M (do lote de quatro convertido P-47D), foi posteriormente equipado com novas asas e serviu como protótipo para o P-47N.

P-47N [ editar ]

Republic P-47N-5 em três formação navio.
P-47N foi a última variante do raio a ser produzido. Ele foi projetado como um lutador de escolta para os Boeing B-29 Superfortress bombardeiros voando raids sobre as ilhas japonesas. Tanques de capacidade e gota de combustível interno Aumento tinha feito muito para aumentar o alcance do Thunderbolt durante sua evolução, ea única maneira de expandir a capacidade de combustível foi colocar tanques de combustível nas asas. Assim, uma nova ala foi projetado com dois gal 50 US (190 l) tanques de combustível. A segunda YP-47N com esta asa voou em setembro de 1944. O redesenho foi bem sucedida em estender intervalo para cerca de 2.000 km (3,200 km), e as pontas das asas ao quadrado-off melhorou a taxa de roll. A P-47N entrou em produção em massa com o motor uprated R-2800-77 (C), com um total de 1.816 construído.
A última Thunderbolt para ser construído, a P-47N-25, saiu da linha de produção em outubro de 1945. Milhares de pessoas tinha sido em ordem, mas a produção foi interrompida com o fim da guerra em agosto. No final da produção, a Thunderbolt custar 83 mil dólares em 1945 dólares norte-americanos . Um total de 15.678 Thunderbolts de todos os tipos foram construídos. [18] Devido à continuou serviço pós-guerra com militares dos EUA (incluindo a Guarda Aérea Nacional ) e os operadores estrangeiros, uma série de P-47 sobreviveram até os dias de hoje, e alguns são ainda voando.

História operacional [ editar ]

Serviço de US [ editar ]

Até o final de 1942, P-47Cs foram enviados para a Inglaterra para operações de combate. Os folhetos Thunderbolt iniciais, 56 Grupo de Caça , foi enviado ao exterior para se juntar à Força Aérea 8 . Como o P-47 Thunderbolt trabalhou até o status operacional, ganhou um apelido:. O "Jug" (porque o seu perfil era semelhante ao de um jarro de leite comum da época) [N 4] dois grupos lutador já estacionado na Inglaterra começou a introduzir o Jarros em janeiro de 1943: o Spitfire -flying 4 Fighter Group , uma unidade construída em torno de um núcleo de pilotos americanos experientes que voaram na RAF Águia Squadrons antes da entrada dos EUA na guerra; e o 78 Grupo de Caça , anteriormente usando P-38 Lightning .
P-47 Lt Col piloto Francis S. "Gabby" Gabreski , 56 Fighter Group , maior ás da 8ª Força Aérea
A partir de janeiro de 1943, os lutadores Thunderbolt foram enviados para as forças aéreas conjuntas do Exército - civilAeroporto Millville em Millville, New Jersey , a fim de treinar pilotos civis e militares.
O primeiro P-47 de combate missão teve lugar 10 de março de 1943, quando o quarto FG levou seus aviões em uma patrulha sobre a França. A missão foi um fracasso devido a avarias de rádio. Todos os P-47s foram remodelados com rádios britânicas e missões retomada 8 de Abril. O primeiro P-47 de combate aéreo ocorreu abril 15 com o Major Don Blakeslee da 4ª FG marcando a primeira vitória de ar do Thunderbolt (contra um Focke Wulf Fw 190). Em 17 de agosto, a P-47 realizou suas primeiras de grande escala missões de escolta , proporcionando B-17 bombardeiros tanto com penetração e retirada de apoio da missão Schweinfurt-Regensburg , e reivindicando 19 mortes contra três derrotas.
Em meados de 1943, o Jug também estava em serviço com a Força Aérea 12 em Itália , e ele estava lutando contra os japoneses no Pacífico com o Grupo de Caça 348 voando missões de escolta de Brisbane , Austrália. duvidosa  ] Em 1944 , o Thunderbolt foi em combate com a USAAF em todos os seus teatros de operações, com exceção do Alasca.
Um dos vários harmonização armaesquemas usados ​​no P-47. Este convergiam os oito armas em um ponto situado a cerca de 1.100 pés (340 m).
Embora o North American P-51 Mustang substituiu a P-47, no papel de escolta de longo alcance na Europa, o Thunderbolt ainda terminou a guerra com 3.752 mata alegou ar-ar em mais de 746 mil missões de todos os tipos, com o custo de 3499 P-47 para todas as causas em combate. [21] Na Europa, durante os críticos primeiros três meses de 1944, quando a indústria aeronáutica alemã e Berlim foram fortemente atacadas, a P-47 derrubado lutadores mais alemão do que a P-51 (570 de 873), e abatido cerca de 900 do 1983 alegou durante os primeiros seis meses de 1944. Na Europa, Thunderbolts voou mais surtidas (423.435) do que P-51s, P-38 e P-40 combinados. De fato, foi a P-47, que quebrou a parte de trás da Luftwaffe na Frente Ocidental no período crítico de janeiro-maio ​​1944. [22]
Até o final da guerra, o FG 56 foi a única unidade 8ª Força Aérea ainda voando a P-47, por preferência, em vez da P-51. A unidade alegou 677,5 vitórias do ar e 311 mortes em terra, ao custo de 128 aeronaves. [23] O tenente-coronel Francis S. Gabreski marcou 31 vitórias, [24] incluindo três terra mata, Capitão Robert S. Johnson marcou 27 (com um não confirmado provável matar levando a alguns dando seu registro como 28), [25] e 56 FG Comandante Coronel Hubert Zemke marcou 17,75 mortes. [N 5] Apesar de ser o único remanescente P-47 grupo na 8ª Força Aérea, o FG 56 manteve-se seu grupo com maior pontuação em vitórias aéreas durante a guerra.
Com o aumento na capacidade de combustível como o tipo foi refinada, a gama de missões de escolta a Europa aumentaram de forma constante até que o P-47 foi capaz de acompanhar bombardeiros em ataques por todo o caminho para a Alemanha.No caminho de volta a partir das invasões, os pilotos subiram alvos terrestres de oportunidade, e também usou algemas barriga para transportar bombas em missões de curto alcance, o que levou à conclusão de que o P-47 poderia realizar uma dupla função em missões de escolta como um lutador-bombardeiro . Mesmo com o seu sistema turbosupercharger complicado, sua estrutura robusta e resistente motor radial poderia absorver uma grande quantidade de dano e ainda voltar para casa. Alguns pilotos prontamente escolheu a barriga da terra a sua queima Thunderbolts ao invés de arriscar socorrer; há casos de P-47 aterrissagem forçada depois de ser derrubado, batendo árvores e absorvendo impactos severos o suficiente para tirar fora asas, cauda e motor, enquanto o piloto escapou com poucos ou nenhum ferimento. [27]
A P-47 tornou-se gradualmente melhor caça-bombardeiro da USAAF, normalmente acompanhados de £ 500 (227 kg), bombas, M8 4,5 em (115 mm) ou 5 (127 mm)foguetes aeronaves de alta velocidade (HVARs, também conhecidos como "Holy Moses "). A partir de D-Day até o dia VE, os pilotos Thunderbolt alegou ter destruído 86.000 vagões , 9.000 locomotivas , 6.000 veículos blindados de combate , e 68.000 caminhões. [28]

Serviço pós-guerra [ editar ]

USAAF Comando Aéreo Estratégico teve P-47 Thunderbolts em serviço de 1946 a 1947.
Após o fim da II Guerra Mundial, a P-47 continuou servindo com as Forças Aéreas do Exército dos EUA através de 1947, o serviço ativo da Força Aérea dos Estados Unidos até 1949, e com a Guarda Aérea Nacional até 1953, recebendo a designação F-47 em 1948 . P-47 também serviu como spotters para aeronaves de resgate, como a OA-10 Catalina e Boeing B-17H .
O North American P-51 Mustang foi utilizado pela USAF durante a Guerra da Coréia , principalmente no papel de apoio aéreo próximo, com a P-47 não está sendo implantado para a Coréia. Desde o Mustang era mais vulnerável a ser abatido, (e muitos foram perdidos devido ao fogo anti-aéreo), alguns ex-P-47 pilotos sugeriu o Thunderbolt mais durável deveria ter sido enviado para a Coréia; no entanto, o P-51D estava disponível em maior número nos estoques da USAF e Ang. [29]

P-47 em Allied, serviço non-US [ editar ]

Royal Air Force República Thunderbolt Mark I
Piloto brasileiro P-47 durante a Segunda Guerra Mundial
Brasileiros P-47 na Segunda Guerra Mundial levou o Senta a badge esquadrão Pύa!, Junto com a insígnia nacional do Brasil pintado de USAAFestrela e bar .
P-47D "Kathie" com tanque de queda de 75 litros vibra o aeródromo em Bodney , Inglaterra
P-47 foram operados por várias armas aéreas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. A RAF recebeu 240 Razorback P-47Bs que eles designaram "Thunderbolt Mark I ", e 590 bubbletop P-47D-25, designada" Thunderbolt Mark IIs ". Sem necessidade de um outro lutador de alta altitude, a RAF adaptaram seus Thunderbolts para ataque ao solo, uma tarefa para a qual o tipo estava bem adaptado. Uma vez que os Thunderbolts foram liberados para uso em 1944, eles eram usados ​​contra os japoneses na Birmânia por 16 esquadrões da RAF do Sudeste Asiático Comando da Índia . Operações com apoio do exército (operando como " fileiras de táxi "para serem chamados quando necessário), os ataques aos aeródromos inimigos e linhas de comunicação, e missões de escolta. Eles provaram devastador em conjunto com Spitfires durante o japonês tentativa de fuga no Sittang curvatura nos meses finais da guerra. Os Thunderbolts estavam armados com três £ 500 (227 kg), bombas ou, em alguns casos, britânico "£ 60" (27 kg) RP-3 projéteis foguetes. Longas tanques de combustível gama [30] deu cinco horas de resistência. Thunderbolts voou escolta para RAF Libertadores no bombardeio de Rangoon. Thunderbolts permaneceu em serviço RAF até outubro de 1946. Pós-guerra RAF Thunderbolts foram utilizados no apoio das tentativas holandesas para reafirmar o controle da Batávia . Esses esquadrões não desfez a título definitivo após a guerra re-equipada com aeronaves de fabricação britânica, como o Hawker Tempest . [31]
Durante a campanha da Itália , o "1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira" (Força Aérea Brasileira 1º Esquadrão de Caça)voou um total de 48 P-47D em combate (de um total de 67 recebidas, 19 dos quais foram aviões backup). Esta unidade voou um total de 445 missões de novembro de 1944 a maio 1945 sobre o norte da Itália e da Europa Central, com 15 P-47 perdeu para o alemão à prova de balas e cinco pilotos de ser morto em ação. No início de 1980, esta unidade foi condecorado com a "Presidential Unit Citation "pelo governo americano, em reconhecimento por suas conquistas na II Guerra Mundial.
De março de 1945 até o fim da guerra no Pacífico, o mexicano Escuadrón Aéreo de Pelea 201 ( 201 Esquadrão de Caça ) operado P-47D como parte da 5ª Força Aérea dos EUA na Filipinas . Em 791 missões contra as forças japonesas, a 201 perdeu nenhum piloto ou aeronaves à ação inimiga. [32]
Força Aérea Francesa recebeu 446 P-47D de 1943. Estes aviões viram a ação extensiva em França e na Alemanha e outra vez em 1950 durante a Guerra de Independência da Argélia .
Após a Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Italiana (AMI) recebeu 75 P-47D-25 (enviadas para 5˚ Stormo, e 99 para o 51˚). Estas máquinas foram entregues entre 1947 e 1950. No entanto, eles não foram bem gostava, como os pilotos italianos foram utilizados para aeronaves muito mais leve e encontrou os controles muito pesado. No entanto, a estabilidade, capacidade de carga e de alta velocidade foram apreciados. Mais importante ainda, a P-47 serviu como uma plataforma excelente transição para caças mais pesadas, incluindo o F-84 Thunderjet , começando em 1953. [33]
O tipo foi fornecido para muitas forças aéreas latino-americanos, alguns dos quais operados-lo em 1960. Um pequeno número de P-47 também foram fornecidos para a China, Irã , Turquia e Jugoslávia .

No serviço soviético [ editar ]

Os EUA enviaram 203 P-47D para a União Soviética. [34] Em meados de 1943, o alto comando soviético mostrou interesse na P-47B. Três P-47D-10-REs foram transportados para as Forças Aéreas Soviéticas (VVS) via Alasca, em março de 1944. Dois deles foram testados em abril-maio ​​de 1944. O piloto de testes Aleksey N. Grinchik observou cockpit espaçoso, com boa ventilação e um bom all-around visualizar. Ele achou fácil de voar, e estável em cima de descolagem e aterragem, mas mostrou estabilidade de rolamento excessiva e pouca estabilidade direcional. Engenheiros soviéticos desmontou a terceira aeronave para examinar a sua construção. Eles apreciaram os elevados padrões de produção e desenho racional bem adequada para a produção em massa, e a alta confiabilidade dos contundente metralhadoras Browning. Com seu alto teto de serviço, a P-47 foi superior aos combatentes que operam na frente oriental, produzindo uma maior velocidade acima de 30.000 pés (9.000 m). Yakovlev Yak-9 , Lavochkin La-5 FN, Messerschmitt Bf 109 G e Focke-Wulf Fw 190 A superou o modelo antigo P-47 em baixa e média altitude, onde a P-47 teve má aceleração e realizou acrobacias com certa relutância. Em meados de 1944, 200 P-47D-22-REs e P-47D-27-REs foram transportados para a URSS via Iraque e Irã. Muitos foram enviados para unidades de formação.Menos da metade chegou unidades operacionais, e eles raramente foram usadas em combate. [ 35 ] Os lutadores foram designados para a alta altitude de defesa aérea sobre grandes cidades em áreas de retaguarda. Ao contrário de suas contrapartes ocidentais, a VVS fez pouco uso do P-47 como um avião de ataque ao solo, dependendo vez por conta própria para fins especiais amplamente produzido aeronaves de ataque ao solo , o Ilyushin Il-2 . No final da guerra, unidades soviéticas realizou 188 P-47. [ 35 ]

No serviço alemão editar ]

Luftwaffe operado pelo menos um capturado P-47. Em tempo ruim em 7 novembro de 1943 durante o vôo a P-47F em uma missão de escolta do bombardeiro, segundo o tenente William E. Roach de 358 Squadron, 355 Fighter Group fez um pouso de emergência em um campo de aviação alemã. Roach foi preso em Stalag Luft I . O Thunderbolt foi dada marcas alemãs. [ 36 ]

Em serviço chinês editar ]

Após a Segunda Guerra Mundial, o chinês nacionalista Força Aérea recebeu 102 P-47D usado durante a Guerra Civil Chinesa . Os comunistas chineses capturados cinco P-47D das forças nacionalistas chineses. Em 1948, os nacionalistas chineses empregados 70 P-47D e 42 P-47Ns trouxe para Taiwan em 1952. P-47 foram usados ​​extensivamente em confrontos aéreas sobre o Estreito de Taiwan entre nacionalistas e aeronaves comunista.

Voando a Thunderbolt editar ]

Guerra aérea editar ]

USAAF P-47D "Razorback" configuração.
A resposta inicial à P-47 elogiou a sua velocidade de mergulho e desempenho de alta altitude, ao criticar seu desempenho virando e razão de subida (particularmente em baixas altitudes). O turbosupercharger na P-47 deu o motor da sua potência máxima a 27.000 pés (8.230 m), e no ar rarefeito acima de 30.000 pés (9.144 m), o Thunderbolt permaneceu relativamente rápido e ágil em relação a outras aeronaves. [ 37 ]
A P-47 viu primeira ação com o 4º Grupo de Caça . Pilotos do Grupo foram obtidos principalmente a partir dos três britânicosesquadrões Águia que já havia voado o britânico Supermarine Spitfire Mark V - uma aeronave muito menor e muito mais delgado em comparação. No início, eles viram seu novo lutador com dúvidas. Ele foi enorme; os pilotos britânicos brincou que um piloto Thunderbolt poderia defender-se de uma Luftwaffe lutador, correndo ao redor e se escondendo na fuselagem.Optimizado para o trabalho de alta altitude, o Thunderbolt tinha 5 pés (1,5 m) de mais envergadura, quarto mais área de asa, cerca de quatro vezes o volume da fuselagem e quase o dobro do peso de um Spitfire V. [ 38 ] [ 39 ] Um piloto Thunderbolt comparação -lo para voar uma banheira em torno do céu. Quando sua unidade (4 Fighter Group) foi equipado com Thunderbolts, ás Don Blakeslee disse, referindo-se a capacidade alardeada a P-47 para mergulhar em suas presas, "Deve ser capaz de mergulhar. Certamente não pode subir." [ 40 ] (-modelo inicial P-47C da Blakeslee não tinha sido equipado com a nova pá pá de hélice). O comandante do 4 do Grupo de Caça odiava a P-47, e seus preconceitos filtradas para baixo para os pilotos do grupo; o quarto teve o menor número de mortes de qualquer um dos três primeiros P-47 esquadras da Europa. [ 39 ]
O ace US Jim Goodson , que tinha voado Spitfires com a RAF e voou a P-47, em 1943, a princípio compartilhado o ceticismo de outros pilotos para os seus "sete toneladas de leite garrafas". Mas Goodson aprendi a apreciar o potencial da P-47: "Havia muitos pilotos norte-americanos que preferiram o outro P-47 para qualquer coisa.: Eles não concordam que o (Fw) 190 realizou uma borda total contra ela" [ 41 ]
O sucesso inicial da P-47 em combate foi principalmente devido às táticas, utilizando rolos (a P-47 tinha uma taxa de rolo excelente) e de mergulho e zoom subidas de poupança de energia de alta altitude para passar a perna caças alemães. Tanto o Bf 109 e Fw 190 poderia, como o Spitfire, resultado e out-escalar o modelo antigo P-47 em baixa altitude, embora a altitudes acima de 15.000 pés, a P-47 poderia girar dentro tanto o Bf 109 e Fw 190. hélices lâmina, uma vez remo foram adicionados à P-47, no início de 1944, subir o desempenho melhorou significativamente. [ 42 ] Embora ambos os caças alemães poderia quebrar duro para baixo, e deixe todos os modelos da fuga Spitfire, [ 38 ] não Pistão alemão aviões com motores poderia out-dive o Thunderbolt. Em um "salto", com sua rápida aceleração downhill juntamente com o efeito pulverização de oito .50s, essas aeronaves eram mortais. [ 43 ] O Thunderbolt foi o avião americano mais rápido-diving da guerra-it pode atingir velocidades de 550 mph ( 480 kn, 885 kmh). Alguns P-47 pilotos alegou ter quebrado a barreira do som , mas a pesquisa revelou mais tarde que, devido ao acúmulo de pressão no interior do tubo de pitot em altas velocidades, as leituras de velocidade do ar tornou-se imprevisível exagerado. . Mas os pilotos alemães gradualmente aprendido a evitar o mergulho de distância de um Thunderbolt Kurt Bühligen , um ace high-marcando alemão lutador com 112 vitórias, recordou:
"A P-47 foi muito pesado, muito pesado para algumas manobras. Gostaríamos de vê-lo vindo de trás, e puxar para cima rápido ea P-47 não poderia seguir e nós veio ao redor e tem em sua cauda dessa maneira". [ 44 ]
A chegada do novo pá Curtiss pás da hélice aumentou significativamente a taxa de subida em altitudes mais baixas, e veio como um choque para os pilotos alemães que tinham recorrido a subidas íngremes para fugir busca pela P-47. [ 39 ] Outros atributos positivos incluíram a P- 47 de robustez; poderia sustentar uma grande quantidade de dano e ainda ser capaz de obter o seu piloto de volta à base. [ N 6 ] Com oito 0,50 em (12,7 mm) metralhadoras, a P-47 não falta para poder de fogo. A P-47 também reivindicam mais de 20 Luftwaffe Messerschmitt Me-262 caças, e quatro Arado Ar 234 bombardeiros a jato de combate aéreo, comprovando sua eficácia no combate com a aeronave muito mais avançado e mais rápido alemão.
No Pacífico, o coronel Neel E. Kearby da Quinta Força Aérea destruíram 22 aviões japoneses e foi condecorado com a Medalha de Honra para uma ação na qual ele bebeu seis combatentes inimigos em uma única missão. Ele foi baleado e morto durante Wewak março 1944. [ 45 ]

Papel de ataque ao solo editar ]

Republic P-47D-40-RE no vôo de disparar foguetes (S / N 44-90386 )
A P-47 provou ser um formidável caça-bombardeiro, devido à sua impressionante armamento, carga de bombas e capacidade de sobreviver fogo inimigo. O oito Thunderbolt 0,50 em (12,7 milímetros) metralhadoras poderia infligir danos severos em alvos de armaduras leves. Em um papel de ataque ao solo, a armadura-perfuração (AP), perfurante incendiária (API), e tracer incendiário (APIT) munição perfurante se mostrou útil em penetrar veículos alemães de pele fina e levemente blindados e explodindo seus tanques de combustível, bem como, ocasionalmente danificar alguns tipos de inimigos veículos blindados de combate (AFVs). [ 46 ]
P-47 pilotos freqüentemente levava duas bombas de 500 libras (227 kg), usando pular bombardeio técnicas para alvos difíceis (saltando bombas em túneis da estrada de ferro para destruir comboios inimigo oculto foi uma tática favorita). [ 47 ] A adopção do foguete triple-tubo lançador com M8 alto explosivo 4,5 em (110 mm) foguetes (com uma força explosiva semelhante a umaartilharia 105 milímetros shell) -muito como da RAF Hawker Typhoon ganhou quando o primeiro equipado com suas próprias dois quartetos de underwing RP-3 foguetes para o mesmos fins-significativamente maior capacidade de ataque ao solo do P-47. [ 48 ] No final da guerra, a P-47 foi adaptado com mais poderoso 5 em (130 mm) foguetes Hvar.

Operadores [ editar ]

Mexican P-47D sobre o Filipinas .
A francesa Armée de l'República ar P-47D de Escadron de Chasse 3/3 "Ardennes".
Dois Thunderbolts P-47 de IIAF mais de Teerã.

Survivors [ editar ]

Especificações (P-47D-30 Thunderbolt) editar ]

Desenho técnico P-47N
Características gerais
Atuação
Armamento 

Na cultura popular [ editar ]

P-47 Thunderbolt 42-25068 emDuxford Airshow de 2012
Transmissão entrevistas de rádio de vários tempos de guerra P-47 pilotos aparecem no CD audiobook USAAF at War 1942-1945 , incluindo uma conta pelo tenente JK Dowling das operações de apoio no solo ao redor de Cherbourg, em Junho de 1944, e um grupo de quatro pilotos do 362 Fighter Wing (Força Ninth Air), em conversa na sua bagunça em Rouvres, França em 24 de dezembro de 1944, durante a Batalha do Bulge. [ 62 ]
Risos e lágrimas , [ 63 ] pelo Capitão George Rarey publicação póstuma de letras e desenhos de um piloto no grupo Air 379 que voam P-47 com base na Inglaterra.
O compositor tcheco Bohuslav Martinu , enquanto na residência nos EUA escreveu um orquestral scherzo em 1945, intituladaP -47 Thunderbolt (H 309) em homenagem à aeronave e seu papel na II Guerra Mundial.
Outros meios de comunicação incluir Thunderbolt , um 1947 de cor documentário dirigido por John Sturges e William Wyler , com James Stewart e Lloyd Bridges e narrado por Robert Lowery . [ 64 ] O filme Esquadrão de Caça (1948) descreve uma unidade P-47 Thunderbolt. [ 65 ]
"Thunderbolts: a conquista do Reich", um documentário de 2001 televisão apresentado pelo History Channel . Director Lawrence ligação representada nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial sobre a Alemanha como dito por quatro P-47 pilotos do Grupo de Caça 362 usando original, todas as cores 1945 metragem. A P-47 Thunderbolt foi o tema de um episódio do Mundo Deadliest Aircraft série transmitida pelo Canal Militar .
O tenente-coronel Robert Samuel Johnson colaborou com o autor da aviação Martin Caidin a escrever sua história autobiográfica do 56º Grupo de Caça, Thunderbolt !, em 1958. Johnson marcou 27 mortes no P47 ao voar com o grupo fighter 56.

Veja também [ editar ]

Deanie Parish na frente da P-47 Thunderbolt na linha de vôo na Base Aérea de Tyndall , na Flórida, em 1944
Desenvolvimento relacionadas
Aviões de papel comparável, configuração e era
Listas relacionadas

Referências [ editar ]

Notas [ editar ]

  1. ^ República Fairchild foi a mais recente encarnação do original República companhia aeroespacial, agora considerada extinta. [ 3 ]
  2. ^ O P-47 pode traçar a sua linhagem de volta a modelos anteriores Seversky: P-35 , XP-41 , P-43 e da não edificado P-44 . [ 4 ]
  3. ^ Depois de uma mudança no conselho de administração, Alexander P. de Seversky foi removido do recém-reorganizada empresa Republic Aviation, com o ex-diretor administrativo Wallace Kellett assumir o cargo de CEO. [ 6 ]
  4. ^ Os historiadores afirmam que o apelido de "Jug" era a abreviação de "Juggernaut" quando os aviadores começaram a usar a palavra mais como um apelido alternativo. [ 19 ]Outro apelido que foi usado para o Thunderbolt foi "T-bolt". [ 20 ]
  5. ^ Zemke voou um P-38 para três de suas mortes. [ 26 ]
  6. ^ Quentin C. Aanenson documentou suas experiências voando o Thunderbolt em D-Day e, posteriormente, no teatro europeu em seu documentário, A História de Um piloto de caça (também lançado como Dogfight .).

Citations [ editar ]

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  2. ^ "Republic P-47 Thunderbolt." Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos .
  3. ^ Rummerman, Judy. "República Fairchild." Centenário do Vôo Comissão, de 2003. Retirado 07 de agosto de 2011.
  4. ^ Dorr e Donald 1990, pp. 84-85, 88.
  5. Ir até:um b Dwyer, Larry. "Republic P-47 Thunderbolt." História da Aviação Museum on-line, 11 de novembro de 2010.
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