Boeing B-17 Flying Fortress
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B-17 Flying Fortress | |
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Boeing B-17E | |
Papel | Bombardeiro pesado |
Origem nacional | Estados Unidos |
Fabricante | Boeing |
Primeiro voo | 28 de julho de 1935 [1] |
Introdução | Abril 1938 |
Aposentado | De 1968 ( Força Aérea Brasileira ) |
Os principais usuários | Estados Unidos Forças Aéreas do Exército Royal Air Force |
Produzido | 1936-1945 |
Número construído | 12.731 [2] [3] |
Custo unitário |
US $ 238,329 [4]
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Variantes | XB-38 Flying Fortress YB-40 Flying Fortress C-108 Flying Fortress |
Desenvolvido em | Boeing 307 |
O Boeing B-17 Flying Fortress é um de quatro motores bombardeiro pesado aeronave desenvolvida na década de 1930 para a United States Army Air Corps (USAAC). Competindo contra Douglas e Martin para um contrato para construir 200 bombardeiros, a Boeing entrada superou ambos os concorrentes e superou as expectativas de corpos de ar. Embora Boeing perdeu o contrato porque o protótipo deixado de funcionar, o corpo de ar ficou tão impressionado com o projeto do Boeing que pediram 13 mais B-17s para uma avaliação mais aprofundada. Desde o seu lançamento em 1938, o B-17 Flying Fortress evoluiu através de inúmeros avanços do projeto . [5] [6]
O B-17 foi empregado primeiramente pelas forças dos Estados Unidos Army Air (USAAF) na precisão daylightcampanha de bombardeio estratégico da Segunda Guerra Mundial contra alvos industriais e militares alemães. Os Estados Unidos Oitava Força Aérea , com base em muitos aeroportos no sul da Inglaterra, eo XV Força Aérea , com sede em Itália, complementou a RAF Bomber Command bombardeio de área noturno 's no Offensive Bomber Combinado para ajudar a superioridade aérea segura sobre as cidades, fábricas e campos de batalha da Europa Ocidental, em preparação para a invasão da França em 1944. [7] O B-17 também participou, em menor medida naGuerra do Pacífico , no começo da Segunda Guerra Mundial, onde conduziu invasões contra o transporte japonês e os aeródromos . [8]
Desde o seu início de pré-guerra, o USAAC (mais tarde USAAF) apontado a aeronave como uma arma estratégica; era um potente, voando alto, bombardeiro de longo alcance, que foi capaz de se defender, e voltar para casa, apesar de extensos danos de batalha. Sua reputação rapidamente tomou proporções míticas, [9] [10] e as histórias de grande circulação e fotos de números notáveis e exemplos de B-17s sobreviventes danos de batalha aumentou seu status de ícone. [11] Com um teto de serviço maior do que qualquer um dos seus Allied contemporâneos, o B-17 estabeleceu-se como um sistema de armas eficaz, deixando cair mais bombas do que qualquer outra aeronave dos EUA na II Guerra Mundial. Dos 1,5 milhões de toneladas de bombas lançadas sobrea Alemanha e os seus territórios ocupados por aviões dos EUA, 640 mil toneladas foram deixadas cair de B-17s.[12]
Em setembro de 2011, 13 aeronaves permanecem navegabilidade, com dezenas mais no armazenamento ou na exposição estática.
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